Checagens recorrentes podem evitar prejuízo no bolso e garantem a segurança
Você é uma daquelas pessoas que realizam a manutenção do carro apenas quando um problema acontece? Dúvidas sobre como calibrar os pneus do carro, tempo de duração da bateria, limpeza no interior do automóvel, alinhamento de direção, entre outras, podem ser muito comuns entre os motoristas.
“Esses detalhes podem ser observados no dia a dia e quando ações preventivas são tomadas, é possível diminuir a dor de cabeça e aliviar o bolso”, explica Carlos Eduardo Barros, superintendente do AutoShopping Internacional Guarulhos.
Pensando nisso, Carlos Eduardo elencou 6 cuidados importantes que podem manter a manutenção do carro mais assertiva, além de evitar alguns custos. Confira:
Para quem dirige, calibrar os pneus é tarefa fundamental
Para muitos pode soar como besteira, mas alguns motoristas vão ao posto para abastecer e ficam com preguiça de “perder” alguns minutos para checar a calibragem dos pneus. Consequência? Os pneus descalibrados ocasionam um desgaste na roda e automaticamente aumentam o consumo de combustível, pois o carro fica mais pesado para dirigir. “Os pneus devem ter uma atenção semanal, seguindo sempre as regras da montadora para não ultrapassar a pressão indicada no manual”, sugere Barros.
A sujeira muitas vezes reflete no cuidado que o dono possui com o carro
De acordo com o superintendente, um carro limpo ajuda a conservar a pintura e evita o desgaste do verniz. É necessário gastar um tempo com a higienização no interior do veículo, especialmente no tecido dos bancos para poupar poeira e bactérias que podem causar alergias ou até mesmo doenças respiratórias. Além disso, um veículo com o interior bem cuidado ajuda a valorização na hora de revender.
O verão está logo aí, e com ele as chuvas. Você já checou o limpador de para-brisa?
Após um longo período de seca em São Paulo, as chuvas já começam a dar o ar da graça, por isso é importante dar uma atenção extra às palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro, se for o caso.
Carlos explica que depois de muito tempo parados, esses itens acumulam poeiras, podendo ficar ressecados devido a exposição ao sol. O resultado é a perda da capacidade na hora de expelir a água da chuva que escorre pelo vidro, prejudicando a visão.
E a bateria? Não vale lembrar apenas quando ficar sem carga…
A bateria não costuma mandar lembranças antes de perder a carga e deixar o motorista na mão. Por isso, é indicado guardar o comprovante da garantia da bateria e anotar no calendário quando foi a última vez que o item foi checado. A dor de cabeça pode ser evitada se a manutenção do veículo for feita com frequência.
Tome cuidado com o alinhamento da direção
Intuição de motorista é igual ao extinto materno: não falha. Por isso, se você está sentindo que a direção do veículo está se comportando de maneira estranha – puxando para o lado contrário, por exemplo – é porque tem alguma coisa errada. Entre inúmeros problemas, o desalinhamento de direção pode ser o principal. “Devido às ruas esburacadas, a direção pode ficar desajustada, prejudicando a segurança. Neste caso, é necessário procurar por uma checagem mais profissional”, alerta Barros.
Lembre-se das lâmpadas dos faróis e lanternas:
Muitas vezes os motoristas só percebem que o veículo está com uma luz queimada quando são parados em uma blitz e presenteados com uma multa. “Neste caso, a checagem pode ser feita pelo próprio condutor dentro de casa com a ajuda de alguém para verificar se há alguma lanterna ou lâmpada queimada”, finaliza o superintendente.