Além de ser mais seguro, manter distância do veículo da frente e usar freio motor em declives ajudam a preservar a vida útil das pastilhas de freio e outros componentes
A segurança no trânsito envolve vários fatores, incluindo, principalmente, a forma como o motorista dirige e as condições do veículo e da via. No que diz respeito ao estado do veículo, a Jurid, fabricante e componentes de freio, destaca a importância de realizar a manutenção preventiva para garantir que componentes estejam em bom estado e possam garantir o desempenho necessário nas mais diferentes adversidades que se apresentam ao volante. Em se tratando do sistema de freio, os cuidados devem ser dobrados, segundo Luciano Costa, gerente da Jurid, por ser fundamental para que o veículo pare quando necessário.
Um dos itens do sistema de freio que mais sofre desgaste são as pastilhas por ter material de atrito que entra em contato com o disco. Essa função vai diminuindo a espessura da pastilha que tem um limite especificado. Quando esse limite de desgaste do material de fricção é ultrapassado, além de prejudicar o desempenho da frenagem, aumentando a dificuldade e exigência de mais distância para que o veículo pare também contribui para acelerar o comprometimento de outras peças, como o disco. “Isso acontece porque é o atrito da pastilha de freio com disco que faz diminuir a velocidade e parar o veículo por completo. Se as pastilhas estiverem desgastadas, causa danos aos discos que comprometem a sua eficiência”, explica.
Além de realizar a revisão do sistema do freio em uma oficina de confiança para checar as condições das pastilhas e outros componentes, o motorista deve evitar frear bruscamente, ao invés disso, o ideal é manter distância segura do veículo da frente e acionar o pedal do freio de forma suave, bem como utilizar o freio motor em declives. “Descer engrenado em descida para diminuir ou controlar a velocidade do carro ajuda a mantê-lo sob controle e a presrvar a vida útil das pastilhas de freio”, afirma Costa.
Em julho, mês de férias escolares, quando há mais movimentação nas estradas, é importante que o veículo esteja em boas condições de uso para que o percurso da viagem seja realizado com segurança.