Pneus calibrados, fazer revisões para checar as condições dos componentes e evitar excesso de carga são fatores relevantes para assegurar durabilidade dos componentes.
Tem algo que, às vezes, é esquecido na manutenção de um veículo. Manter a frota de veículos em bom estado é fundamental não só para garantir as necessidades das empresas, mas a segurança no trânsito seja em rodovias ou em vias secundárias. Transportadores e motoristas devem ficar atentos à manutenção dos veículos. “Os sistemas de suspensão e direção merecem atenção na hora da manutenção especialmente se o veículo trafega em pistas esburacadas ou sem asfalto já que forçam e desgastam prematuramente as peças do conjunto “, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Ele ressalta também que a forma de dirigir e o excesso de carga também podem prejudicar os componentes da suspensão e direção do veículo.
O gerente da Nakata dá como dica para assegurar a durabilidade do conjunto, manter os pneus sempre calibrados, fazer inspeções periódicas para checar as condições dos componentes, evitar excesso de carga, balancear e alinhar as rodas e dirigir com cuidado em estradas esburacadas. “A falta de inspeção preventiva no conjunto da suspensão e direção pode gerar gastos desnecessários e paradas não programadas do veículo , sem falar na parte de segurança no trânsito já que os componentes são importantes para manter a estabilidade do veículo”, adverte.
A recomendação é fazer a inspeção preventiva para evitar quebras e paradas inesperadas que acabam ficando mais dispendiosas aos transportadores.