Canal comemora 10 anos e está com sinal aberto para quem não é assinante
Escritora, editora, professora universitária e primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura, Toni Morrison tem sua escrita analisada no documentário inédito “Toni Morrison – Os Fantasmas da América”. O filme coproduzido pela Arte France e Roche Productions, e dirigido por Claire Laborey, estreia com exclusividade no Brasil através do Curta! e do streaming Curta!On – Clube de Documentários.
Descrita como um “tesouro nacional” pelo ex-presidente Barack Obama, Toni – falecida em 2019 – produziu uma obra composta por 11 livros, traduzidos em diversos idiomas, profundamente impactada por questões raciais e com uma narrativa influenciada pela forma como seus antepassados contavam histórias. “Toni Morrison te leva para dentro de um ser humano, de maneira que nenhum de nós está preparado para imaginar”, afirma o diretor de teatro Peter Sellars.
Além de Peter, outros depoentes relembram a potência da escritora, entre historiadores, ativistas e outros escritores. Entrevistas com a própria Toni também compõem o fio narrativo do documentário. O filme não se preocupa tanto com minúcias de sua vida pessoal quanto com acontecimentos que impactaram diretamente sua visão de mundo e, consequentemente, sua escrita. A maioria deles está relacionada ao preconceito racial sofrido por ela e às terríveis histórias de seus antepassados escravizados, como também à luta pelos direitos civis. Parte da mesma geração de Martin Luther King, Toni esteve ao lado de grandes ativistas, entre eles Angela Davis, de quem se tornou amiga e editora.
Escrever sobre a experiência dos negros e negras nos Estados Unidos de forma tão singular foi revolucionário e influenciou as gerações seguintes. Ainda que tenha havido avanços, o tema continua atual, já que a população negra ainda é constantemente marginalizada – como ela mesma afirma ter se sentido. O filme avança no tempo até os dias atuais e os protestos do movimento “Black Lives Matter”, mostrando que a luta para romper o silenciamento é o grande legado de Toni Morrison. A estreia é na Quinta do Pensamento, 17 de novembro, às 22h30.