A Beijing Foton Daimler Automotive celebrou, recentemente, a produção do 150.000º caminhão da marca Auman. Este fato demonstra que a BFDA é um dos pilares centrais da estratégia global de produtos e produção da Daimler Trucks, que tem a China como importante elemento.
“Como fabricante líder de veículos comerciais é extremamente importante estar presente no maior mercado de caminhões do mundo”, disse o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses. “Esse marco histórico de produção enfatiza o sucesso que a Daimler Trucks vem obtendo na China. Juntamente com a Foton, focamos na oferta dos melhores caminhões possíveis para as aplicações dos clientes locais”.
Desde que saiu da linha de produção o primeiro caminhão da marca Auman fabricado pela joint venture na planta de Beijing, em julho de 2012, a empresa já melhorou sua posição no maior mercado mundial de caminhões. Em 2013, a BFDA vendeu cerca de 103.300 unidades, o que equivale a uma taxa de crescimento ano a ano de 34%, o maior crescimento registrado entre as cinco principais fabricantes de caminhões médios e pesados da China.
“Na indústria regional altamente diversificada, os expressivos números alcançados pela BFDA e seu posicionamento no mercado demonstram que estamos no caminho certo”, afirmou Hubertus Troska, membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável pelas operações na China e também presidente e CEO da Daimler Greater China. “Com base no compromisso da Daimler e na confiança que os clientes chineses têm em nossos produtos e serviços, continuaremos a levar os negócios da BFDA para novos patamares”.
Pensando no futuro, a BFDA planeja expandir sua produção local. A fábrica de motores pesados Mercedes-Benz é um bom exemplo no decorrer deste ano. Ela produzirá os motores OM 457, que serão instalados nos caminhões Auman para diversificar ainda mais e elevar o nível do portfólio de produtos. Além disso, a empresa visa uma maior expansão de sua rede de concessionários, que, até o final de 2013, consistia em cerca de 450 pontos de venda.
Mauro Cassane/MM Editorial