Desafio para os estilistas: usar materiais recicláveis de carros nas suas criações

images
A Ford desafiou dez designers da Ásia e da Europa a criar a moda EcoChic de roupas usando materiais reciclados de automóveis. O Ford Design Challenge, promovido em parceria com a Redress, instituição de caridade dedicada à moda sustentável, foi realizado durante a Hong Kong Fashion Week. O objetivo do evento foi destacar a importância do design sustentável tanto na moda como na indústria automotiva.
Veronica Lee, da Malásia, e Amandah Andersson, da Suécia, foram as vencedoras do Prêmio EcoChic Design 2014/15. Os dez designers finalistas, de Hong Kong, China, Taiwan, Malásia, Singapura, Reino Unido, França, Suécia e Dinamarca, transformaram tecidos de bancos de carros da Ford em roupas, usando o processo criativo conhecido como “up-cycling” para converter materiais descartados em algo novo e de qualidade superior.
150120_TWN_REDRESS (3) - Copia
O patrocínio da Ford ao Prêmio EcoChic Design 2014/15 está alinhado com o compromisso de longo prazo da empresa com a sustentabilidade. Desde 2001, uma equipe dedicada de engenheiros da Ford trabalha para incorporar materiais sustentáveis nos veículos, atendendo aos padrões rigorosos de qualidade e desempenho da marca. Hoje, a empresa usa materiais reciclados de garrafas de plástico, jeans, palha de trigo, óleo de soja, mamona e outros para ajudar a reduzir a geração de resíduos, o consumo de energia e o esgotamento dos recursos naturais. A Ford também pesquisa junto com a Heinz o aproveitamento de fibras de tomate no desenvolvimento de materiais sustentáveis para veículos.
vestidos
A peça premiada foi inspirada na arquitetura do Conselho Legislativo de Hong Kong, com um design assimétrico e elegante que combina diferentes texturas e tecidos usando uma cartela de tons ocre. “Aproveitamos a espuma do verso do tecido para criar um efeito de cor e textura que lembra as paredes de pedra do edifício”, disse Amandah Andersson, que está criando a sua própria marca em Estocolmo. “Acredito que o up-cycling e a inovação no design, tanto nos carros como na moda, são um passo importante em direção a um futuro sustentável para todos.”
“A oportunidade de trabalhar com tecidos reciclados de automóveis foi uma experiência estimulante. Nunca pensei que garrafas plásticas pudessem ser transformadas em materiais e roupas tão inusitadas”, completou Veronica Lee, recém-formada em design de moda pelo Raffles Design Institute de Cingapura.
FordDesignChallenge-Vencedoras (centro) e Jurados -b
Emily Lai, gerente de Design da Ford Ásia Pacífico, parabenizou os designers pelo sucesso na difícil tarefa de criar moda a partir de um material técnico como os tecidos de automóveis. “Mais de 80% do impacto ambiental de um produto é determinado na fase de projeto. Assim, os designers têm o poder de influir na geração de resíduos ambientais e minimizar esse impacto com o uso criativo de materiais e outras inovações. As criações que vimos nesse desafio são exemplos disso”.
Christina Dean, fundadora e CEO da Redress, destacou que o trabalho da instituição ajuda a chamar a atenção para o problema de acúmulo de resíduos nos aterros do planeta. “O desafio promovido com a Ford foi uma grande demonstração de como o pensamento de design sustentável é importante para a moda e para a indústria automotiva.”
 
 
 
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes