A jovem Victória Bezerra de Oliveira, estudante da rede pública de Guarulhos (SP), recebeu nesta quarta-feira, dia 23, o prêmio do concurso mundial do Carro dos Sonhos Toyota, promovido pela Toyota Motor Corporation TMC, em Tóquio, no Japão.
Natural do Estado de São Paulo, Victória conquistou o primeiro lugar na 11ª edição mundial do concurso na categoria de 12 a 15 anos com o desenho “A Reciclagem dos Sonhos”. De acordo a jovem estudante, a obra traz um conceito de sustentabilidade à sociedade. “Este carro reúne os sonhos das pessoas de alegria, amor e novas ideias. Mantém nossas cidades limpas convertendo os resíduos orgânicos em combustível e ajuda também as árvores a viverem mais”, explica.
Aos 15 anos, a paulista é a segunda brasileira a conquistar a premiação máxima no Japão. Em 2016, na edição anterior, estudante Gabriele Castro de Sousa, 15 anos, também foi a primeira colocada na mesma categoria com o desenho “A Árvore da Sabedoria Metamorfoseando a Realidade”.
A ilustração de Victória foi enviada ao Japão no início deste ano, após vencer a etapa nacional do concurso, promovida pela Toyota do Brasil. A estudante concorreu com representantes de 79 países, que registraram no total 830.000 desenhos.
Afinal o que é o Concurso Carro dos Sonhos Toyota. É um concurso cultural, realizado pela Toyota do Brasil foi criado em 2004 pela Toyota Motor Corporation e conta com a participação de 79 países onde estão localizadas as afiliadas da empresa.
Dividido em duas etapas – nacional e internacional -, o concurso premia os três melhores desenhos de cada categoria (de 4 a 7 anos, de 8 a 11 anos e de 12 a 15 anos). Além disso, representam o Brasil na etapa internacional. Os vencedores da etapa global vão ao Japão conhecer a matriz da Toyota.
Além do Brasil, Bolívia e Panamá também foram premiados nesta última quarta-feira. A boliviana Massiel Esther Salguero, 4 anos, ganhou o prêmio especial “Akio Toyoda”. Escolhido diretamente pelo presidente da Toyota Motor Corporation, o desenho “Carro da Mãe” emocionou Toyoda. “Eu pude sentir a sensação de dar a uma mãe a liberdade de mobilidade, facilitar sua vida e permitir que toda a família tenha um bom tempo juntos. Em japonês, temos o termo ‘aisha’, que significa “carro amado”. Senti apreciação e uma alegria ao ver o amor familiar projetado em um carro desse tipo, que foi desenhado de maneira tão doce”, comenta.
Em 2016, a companhia criou uma nova categoria no prêmio, Makes me Smile! (Me faça sorrir!), concedido por meio de votos populares pela internet. Na segunda edição, a estudante do Panamá, Ana Gabriela Agudo, 7 anos, teve o maior número de votos de 133 países.
Na categoria de 4 a 7 anos, a primeira colocada foi Ruwindya Thushadi Indraratne, 7 anos, do Sri Lanka, com o desenho “Toyota Knowledge Paradise Car”. Na categoria de 8 a 11 anos, o canadense Hong Yu Liang, 10 anos, conquistou o primeiro lugar com o desenho “The Suitcase Car”. Já a Indonésia o Prêmio Inspiração de Engenharia com a ilustração “Note Car” de Fatahillah Faisal Rizqiawan, 14 anos. Esse reconhecimento é escolhido pela pelo vice-presidente executivo da TMC, Didier Leroy, que seleciona os desenhos que mais inspiram os responsáveis pela fabricação de automóveis na Toyota.
Mais informações e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site:toyota.com.br/carrodossonhos.