Há um brasileiro na equipe de concepção do novíssimo carro conceito F-Type Project 7 – que, segundo a marca, será o Jaguar mais rápido e poderoso Jaguar da história. Trata-se do especialista criativo Cesar Pieri, o qual também tem no currículo o desenho do F-Type conversível. De passagem pelo Brasil, o designer recebeu na última sexta-feira um seleto grupo de jornalistas na concessionária Jaguar Land Rover BR Cars, em São Paulo, para conversar sobre seu trabalho na marca britânica.
Cesar está na Jaguar há quase 3 anos e é um verdadeiro apaixonado por design automotivo. Depois de emprestar seu talento na concepção do F-Type conversível, ele entrou na equipe do Project 7, modelo esportivo que faz parte de uma exclusiva linha de fabricação artesanal da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover. O veículo é um roadster único, um conversível que paga tributo a um dos mais famosos Jaguares de competição: o tricampeão de Le Mans D-TYPE, que comemorou 60 anos em 2014.
“A idéia era de trabalhar o design com menos linhas possíveis, mantendo uma superfície tensa, pura, no estilo Jaguar”, afirma Cesar. “Fizemos uma releitura do F-Type que remete ao passado sem entretanto parecer antigo. Para fazer a linha da cabine usei um traço rápido, para passar a impressão de agressividade. Que está presente também nas linhas do capô que ficam sobre o motor”, afirma.
O modelo mescla características do lendário D-Type com o atual F-Type conversível. Mantém a mesma essência de design deste último e mescla suas linhas robustas com a nítida inspiração no lendário esportivo britânico. Com foco na aerodinâmica, o carro traz saias laterais, difusor traseiro e aerofólio traseiro ajustável, todos produzidos em fibra de carbono. O F-Type Project 7 é uma série limitada e apenas 250 unidades serão produzidas.