Com a retomada das atividades, foram 694 mil atendimentos presenciais e quase 2 milhões digitais, de agosto a outubro
Diante da pandemia causada pela Covid-19, os serviços digitais passaram a ser ainda mais essenciais no cotidiano das pessoas. Atento a este cenário, o Detran.SP ampliou em 48% a quantidade de serviços oferecidos por meio digital, saindo de 43 para 64 diferentes tipos de necessidades. Neste modelo, foram 1.924.836 atendimentos, de 17 de agosto a 13 de outubro, número 177% maior na comparação aos serviços presenciais prestados no mesmo período, que totalizaram 694.411.
Com a integração com o Poupatempo e a parceria com a Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo), foi possível, além de aumentar os tipos de serviços digitais disponíveis, melhorar a qualidade de atendimento e gerar economia aos cofres públicos do Governo do Estado. Com a reestruturação e otimização de recursos, o Detran.SP reduziu em 45% a despesa média mensal, saindo de R$ 10,8 milhões, em janeiro de 2019, para R$ 5,9 milhões, em setembro de 2020.
Segundo o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, o objetivo da digitalização dos serviços é oferecer ao cidadão, cada vez mais conectado, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. “Com a pandemia, o processo de transformação digital foi acelerado. No entanto, mesmo antes já estávamos atuando para fortalecer este segmento”, afirma Neto.
”Um exemplo é a segunda via da CNH que, há pouco tempo, era necessário que o cidadão fizesse o agendamento, depois fosse pessoalmente até a unidade e ainda precisar aguardar a impressão para a entrega do documento, enfim um processo demorado. Hoje, com quatro cliques no aplicativo do Poupatempo digital é possível resolver esta necessidade em pouco tempo, de forma muito mais ágil e eficiente. Esta é a ideia da digitalização que queremos oferecer em nossos serviços.”
Entre os serviços digitais oferecidos pelo Detran.SP estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros. Em caso de dúvidas sobre quais outros serviços podem ser efetuados pela internet, o Detran possui um canal de atendimento “Fale com o Detran”, que pode ser acessado no portal ou pelo aplicativo. O app é gratuito, funcional, intuitivo e pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.
Seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, as atividades presenciais passaram a ser retomadas em agosto, de maneira gradual. Para atender a demanda reprimida, o Detran.SP promoveu três mutirões, respeitando todos os cuidados sanitários e orientações de saúde para evitar a transmissão do vírus. A força-tarefa gerou mais de 2.200 atendimentos em serviços diversos.