O instrutor Carlos Amaral, referência em treinamento de motociclistas há 20 anos, explica em live o passo a passo da frenagem
Mesmo que exista diferentes tipos de pilotagem de motos, o pensamento deve ser sempre o que privilegie boa conduta e responsabilidade. Por isso, é essencial que o motociclista tenha em mente as melhores maneiras de frear com segurança.
Foi nesse contexto que Carlos Amaral, consultor e instrutor de pilotagem, fez uma live nos canais da Porto Seguro (YouTube e Facebook) para dar dicas de frenagem em motos. “Diferente do que se imagina, frear não é um ato instintivo, mas sim um estilo desenvolvido em treinamento e instrução”, comenta.
Mesmo com as mudanças e melhorias nas tecnologias das motocicletas ano após ano, o conceito de segurança passa, fundamentalmente, pela mentalidade defensiva do piloto. “Frenar é diferente de parar. A ação de frear vai direto para as rodas da motocicleta, na borracha do pneu. Ou seja: o que para uma moto não é freio, mas sim o atrito do pneu com o solo. Em testes pós-acidentes, o freio funcionou, mas o comportamento de análise de risco certamente foi mal ajustado. Dessa maneira, é preciso que o piloto esteja atento a diversos fatores como a pista, a calibragem, imprevisibilidade e a força que dará nos manetes ou pedais no momento de frear”, explica.
Veja as principais dicas para melhor desempenho no freio de motos:
1- Uso combinado dos freios
Para maior eficiência e precisão é preciso sensibilidade e o uso combinado dos três freios existentes na motocicleta: freio da roda dianteira, da roda traseira e o freio do motor. Em casos de frenagens em situações emergenciais, mesmo sendo um ato instintivo, é preciso aprimorar a reação, pois cada situação (tipo de moto, peso, garupa) vai exigir mais ou menos força.
2- Dedos nos manetes
Afinal, quantos dedos devem ser usados no manete para a frenagem? Há algumas opções, mas a melhor de todas é sempre aquela em que o motociclista consiga frear sem acelerar ao mesmo tempo. “Vai depender do tipo de moto que você tem. Em um veículo sem embreagem, por exemplo, é recomendável que a mão toda deslize para a frente da manopla, em movimento de desaceleração e levando os quatro dedos ao manete de freio “, diz Amaral. “Freios mais sensíveis, em motos com embreagem, dois dedos funcionam bem. O importante é fazer com firmeza e sem acelerar”, completa.
3- Frear em curvas
Para frear a moto nas curvas o mais importante é ter o cuidado para não derrapar e não trave as rodas. Se houver necessidade, o ideal é que o motociclista dose a força, de forma leve, no freio traseiro e não acelere ao mesmo tempo.