Especialista fala dos principais cuidados para serem tomados antes da efetivação da compra
Após uma queda de vendas registrada no início da pandemia, o setor de veículos seminovos segue em uma crescente recuperação desde a flexibilização da quarentena. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas no mês de outubro ultrapassaram a marca de 1,4 milhão de unidades no país (o que representa uma alta de 9,1% em comparação com o mesmo período do ano passado).
Para quem está pensando em comprar um carro usado com o 13º salário, a PPG, fabricante mundial de tintas e revestimentos, reuniu a opinião de especialistas sobre o que verificar na pintura do seminovo e fechar um bom negócio.
Veja abaixo:
1. O que deve ser checado na pintura antes de comprar um carro usado?
Manchas, emendas de retoques e diferenças de tonalidade cor entre as peças – existe a possibilidade de o veículo estar com a pintura manchada devido a uma má reparação, por exemplo, na qual a aplicação da tinta foi feita de forma incorreta, podendo ter ocasionado diferenças de tonalidade de cor entre as peças do veículo. É muito importante fazer a avaliação da pintura em um local com boa iluminação e, se possível, durante o dia, na luz natural.
Desgaste do verniz – um veículo seminovo fica muito tempo exposto a intempéries – como sol, chuva, sereno – e a agressões por produtos químicos (quando é lavado). Dessa forma, o verniz se desgasta e perde a camada de proteção “sólida”, deixando a tinta mais vulnerável, conhecida como “pintura queimada”.
Outros pontos – também é indicado verificar se há emendas na pintura e manchas ou textura no verniz. Além disso, vale checar possíveis riscos profundos e pequenos amassados.
2. Por que na repintura não é comum o efeito “casca de laranja” dos carros originais de fábrica?
O efeito “casca de laranja” é consequência das características de aplicação e dos produtos usados, variando entre as montadoras. Esse efeito na repintura também pode ser conseguido com o uso dos produtos corretos e depende muito da perícia do pintor. Como na repintura há um processo de aplicação diferente, os acabamentos finais também são diferentes.
3. A pintura do carro batido tem maior chance de enferrujar?
Isso vai depender muito do processo de repintura utilizado. Se o preparador e o pintor utilizarem o processo recomendado pela fabricante de tinta, a corrosão vai demorar muito mais a chegar ao local reparado do que ao restante do veículo. O local reparado terá todo o processo renovado e o restante continuará com a pintura original já desgastada pelo tempo.
4. A maresia das cidades litorâneas interfere na conservação da pintura do carro usado?
Sim. A maresia cria um ambiente com sais marinhos em suspensão nas regiões próximas das praias e esses sais são corrosivos, o que faz com que a pintura sofra desgastes mais graves com as intempéries do dia a dia. Lavar sempre o veículo para retirar o sal e proteger partes expostas com capas específicas ou em garagens apropriadamente fechadas são ações recomendadas para aumentar a conservação da pintura. Na rua, deixar o carro estacionado em áreas menos expostas também ajuda na manutenção.
5. Onde é recomendável efetuar a compra de um usado?
Não há uma regra para isso, mas de maneira geral, em locais ou com pessoas com procedência conhecida e boas referências.