Especialista fala como evitar os danos causados pelas inundações
O verão brasileiro é caracterizado por dias quentes e significativo volume de chuva em diversas regiões. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Metereologia), a previsão é de que as chuvas fiquem próximas ou acima da média no Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país. Se por um lado esse cenário é positivo para setores como o agrícola, por outro lado, pode ser preocupante para os proprietários de veículos, uma vez que aumenta o risco de enchentes e alagamentos, que podem afetar os carros.
Dessa forma, os especilistas do Santander Auto recomenda aos motoristas cuidado redobrado para evitar danos ao veículo e garantir a segurança dos ocupantes do carro.
Confira cinco dicas:
- Equipamentos: verifique sempre as condições das palhetas do para-brisa, desembaçadores dos vidros dianteiro e traseiro e condições mecânicas do veículo, em geral.
- Chuva: se estiver no trânsito, com chuva intensa e via parada, aguarde. De dentro do carro, verifique o nível da água e não tente seguir em frente, pois uma rua alagada pode encobrir buracos ou obras e ocasionar um grande problema ao veículo.
- Enchente: se o carro morrer na enchente, não dê partida. Nesse processo, há risco do carro aspirar água, danificando definitivamente o motor.
- Ar interno: em situação de enchente ou alagamento, desligue o ar do carro, pois há risco de entrar água na tomada de ar do motor.
- Seguro auto: lembre-se de fazer o seguro auto ou manter a renovação em dia. Nessas situações, contar com o suporte de uma seguradora é fundamental para que o motorista e o automóvel estejam amparados.
“Com as fortes chuvas de verão, quando o condutor perceber que uma via está ou ficará inundada, recomendamos que busque um caminho alternativo. Se não for possível, o melhor é parar e aguardar o nível da água baixar. Nos casos de enchente, também é indicado estacionar o veículo e procurar um lugar para se abrigar, evitando assim colocar em risco a própria vida e a integridade do bem”, explica Cintia Batistim, Gerente de Produto da Santander Auto.
Além do todas essas dicas, a Santander Auto reforça a importância de manter o carro revisado, para garantir o seu bom funcionamento, inclusive, em situações mais delicadas, como no período de chuvas.