Dicas para identificar as condições do disco de freio

Vibração e dificuldade para frear estão entre os sintomas mais comuns quando o disco de freio apresenta desgaste

Componente montado junto ao cubo de roda, o disco de freio é um dos itens responsáveis por reduzir a velocidade e garantir a parada do veículo por meio do atrito da pastilha em sua superfície. Uma peça que faz parte da segurança do automóvel, por isso, a Fremax, marca premium de componentes para sistemas de freio, recomenda a avaliação periódica dos discos de freio, como de todos os outros itens que compõem o sistema. “Os motoristas devem ficar atentos também a qualquer indício de degaste dos discos de freio, e, neste caso, levar à oficina de confiança para evitar problemas que prejudicam a eficiência na frenagem”, orienta Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica da Fremax.

Como ocorre o desgaste do disco de freio – Segundo o coordenador, com o tempo de uso, as pastilhas vão consumindo aos poucos o material dos discos, conforme as condições de rodagem. “As ondulações da superfície provocam vibrações ao acionar o freio, indicando um dos sinais de que o disco pode estar danificado. Já as pastilhas, quando desgastadas, apresentam ruídos”, revela.

Área de atrito do disco comprometida por desgaste excessivo ou oxidação, também indicam comprometimento do componente, criando dificuldade para frear. “Quando o desgaste do disco está num estágio avançado pode até chegar a trincas, comprometendo a frenagem e consequentemente a segurança do automóvel e de seus ocupantes”, completa.

Recurso que serve para avisar o motorista sobre eventual problema – Luzes de advertência no painel também podem apontar problemas no veículo. O sistema de freio é representado, geralmente, pela cor vermelha, com um círculo e um ponto de exclamação, se ela acender com o veículo em funcionamento um profissional habilitado deve ser consultado imediatamente.

Fremax cria uma forma inovadora para acompanhar a evolução do desgaste do disco – O Safety Check, tecnologia presente nos discos revestido da linha Maxcoating, permite acompanhar o estado do disco de freio por meio de verificação visual de um jeito prático e simples para avaliar a espessura do disco.

Os discos de freio com Safety Check recebem uma gravação em forma de alvo, onde o furo central corresponde ao limite que não compromete o desempenho da peça. Conforme ocorre o desgaste natural, a profundidade do furo central do disco vai diminuindo até o ponto desaparecer por completo. “Quando esta marcação some totalmente e está na hora de realizar substituição do disco de freio”, explica Leite.

Tecnologias exclusivas dos discos de freio Fremax – Com amplo portfólio de discos de freio, os discos da Fremax são fabricados com liga metálica de alto teor de carbono, tecnologias exclusivas e processos que potencializam o desempenho e a durabilidade. A liga metálica Carbon Plus, com o seu elevado teor de carbono, melhora a dissipação de calor durante a frenagem

Já o Stop and Go é um acabamento com aneis concêntricos que permite rápido assentamento das pastilhas e reduz ruídos e vibrações e o Painted Disc, pintura que suporta temperaturas de 600ºC e assegura proteção contra a corrosão. O Ready to Go consiste em uma camada de óleo protetivo que protege o disco contra a oxidação dentro da embalagem. Este óleo dispensa a limpeza do disco ou tambor antes da aplicação, pois não contamina as pastilhas e sapatas.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes