Inspeção do cubo de roda para verificação se há empenamento e folga no rolamento deve ser um dos cuidados no momento da manutenção
O sistema de freio é fundamental para a garantia da segurança dos ocupantes do veículo e no trânsito. Por isso, os reparadores devem usar peças com qualidade e de renomadas marcas do mercado, bem como se atentarem para alguns detalhes na hora da manutenção. A Fremax apresenta alguns cuidados e instruções para a instalação do disco de freio. “Caso o disco de freio seja montado inadequadamente pode ocorrer o desalinhamento entre o disco e a pastilha, provocando, assim, o desgaste irregular, trepidação do pedal de freio e do volante”, afirma Marlon Fischer, Gerente Comercial Aftermarket, apontando alguns sinais em que o motorista e reparador devem ficar atentos.
Segundo Fischer, pastilhas novas nunca devem ser aplicadas em um disco de freio que já apresente a superfície irregular, pois causaria ineficiência na frenagem. Por isso, é importante verificar as medidas de desgaste na peça Fremax ou no catálogo.
Dicas de instalação – Inicialmente, é preciso remover as pinças de freio com um pequeno gancho, evitando, assim, deixá-las suspensas pelo flexível. Em seguida, ao retornar aos pistões, o sangrador deve ser aberto para eliminar o excesso de líquido da carcaça das pinças e não danificar o modulador hidráulico do ABS ou cilindro mestre. A recomendação é sempre usar o coletor de fluido.
O disco de freio usado já pode ser removido. Depois é necessário lixar o cubo de roda para evitar resíduos na superfície de contato com o disco e, assim, não comprometer a montagem.
Com um relógio comparador, o reparador deve inspecionar o cubo e observar empenamento e folga do rolamento (oscilação máxima: 0,05 mm e a folga: 0,02 mm). “O empenamento no cubo pode resultar em um empenamento duas vezes maior no disco”, alerta.
Para montar o disco novo, fixe os parafusos ou porcas de roda. Com o relógio comparador a 5 mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco, observe a oscilação máxima do conjunto (0,10 mm). Em discos com cubo é preciso observar o assentamento das capas de rolamento.
Fischer adverte: “Nunca use ferramenta pneumática para apertar os parafusos ou as porcas e sim torquímetro de 8 a 10 kg para automóveis e de 10 a 13 kg para caminhonetes”, ressalta. Também recomenda que o aperto seja feito no sentido cruzado dos parafusos.
Os discos de freio da Fremax contam com a tecnologia Ready to Go, que dispensa o trabalho de limpeza e preparação do disco de freio na hora da aplicação, facilitando o trabalho, entre outros diferenciais.