Dicas para manter a manutenção da motocicleta em dia

Saiba os principais itens que devem ser verificados na manutenção

O cuidado e a revisão da motocicleta são fundamentais para garantir condições de rodagem adequadas e, assim, proporcionar a segurança do motociclista no dia a dia. Confira a seguir as recomendações da Corteco, marca do Grupo Freudenberg, para manter a manutenção da motocicleta em dia.

  1. Fique atento à suspensão

A suspensão é um importante sistema da motocicleta que tem como função manter a adesão do pneu ao solo enquanto roda, garantindo a segurança do condutor. Qualquer defeito ou a falta de cuidado com os componentes podem causar danos graves e até irreversíveis. O conjunto do garfo da suspensão, também conhecido como “bengala”, precisa estar sempre em boas condições para cumprir o papel de manter a estabilidade da moto, principalmente em terrenos irregulares. Em caso de fortes impactos, o garfo da suspensão pode desalinhar ou quebrar.

  1. As válvulas estão funcionando?

As válvulas em mau funcionamento ficam sujeitas a falhas e vazamento de fluido no motor. É importante ficar atento e programar manutenção preventiva para garantir o correto funcionamento da peça. Outra dica é mantê-las limpas e livres de agentes que podem afetá-las, por exemplo, poeira.

  1. Ruídos no Virabrequim?

A função do Virabrequim é transformar os movimentos dos pistões (sobe e desce), porém, é possível identificar os problemas na peça, quando há excesso de ruídos metálicos, aumento no consumo de combustível, consumo excessivo do óleo lubrificante e superaquecimento do motor.

  1. Pinhão precisa estar funcionando

É recomendável constantemente retirar a tampa e limpar toda a região do Pinhão. Também é importante verificar o estado de conservação dos dentes e estriado do Pinhão. Nos casos em que há trava, o ideal é identificar se a peça está ou não danificada. Quando for preciso retirar o Pinhão, tenha cuidado com os parafusos de fixação ou porca de travamento. Caso tenha trava, lembre-se sempre de colocá-la.

  1. Embreagem

A embreagem é outro componente importante da motocicleta e precisa estar funcionando em perfeitas condições. Quando o motorista solta a embreagem de forma brusca, todas as engrenagens da peça podem sofrer um impacto, prejudicando até o disco de embreagem. Durante a manutenção, é importante avaliar as condições do platô, disco de embreagem e rolamento.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes