Dicas para pilotar uma moto com segurança em dias de chuva

As pancadas de chuva no verão são muito comuns, por isso, alguns cuidados simples podem evitar acidentes

Com a chegada do verão as pancadas de chuva no final do dia são muito comuns, e em situações assim, o risco de acidentes com motos dobram. Além da cautela e atenção que devem ser redobrados, os motociclistas devem adotar alguns hábitos que ajudam na sua segurança. Usar produtos específicos que mantém a visibilidade da viseira do capacete, por exemplo, é uma atitude simples, barata e eficaz.

Um destes produtos é o “Visão Mais”, da DryWash, faz exatamente isso, ele repele a água da viseira e não compromete a visão do piloto. O Visão Mais também pode ser usado nos faróis e espelhos, itens essenciais para manter uma direção segura. Com o produto água não acumula na superfície.

Sua aplicação é muito simples. Certifique-se de que a superfície esteja limpa, seca e fria. Pulverize o produto em um pano seco e limpo e aplique na superfície a ser tratada. Repita a operação e finalize com um pano de microfibra, seco e limpo. Pronto.

Além desse cuidado, os motociclistas devem adotar outras práticas para se manter seguro em dias de chuva. São eles:

Reduza a Velocidade

A primeira e mais importante dica é reduzir a velocidade ao encontrar o piso molhado. Quando as primeiras gotas de chuva caem no asfalto, elas se misturam à sujeira e deixam o asfalto muito liso, propício para uma derrapagem.

Fique Atento

Fique atento ao trânsito e tente prever as situações de perigo, para evitar as frenagens bruscas, que podem levar o piloto ao chão. A dica é sempre frear com cautela e utilizando o freio dianteiro e traseiro constantemente.

Siga o rastro da estrada

Seguir o rastro deixado pelos pneus do carro ajuda a evitar as poças d’água e evitar aquaplanagem. Além do mais, o rastro onde os pneus de carros e caminhões trafegam, o asfalto, em geral, é livre de sujeira e óleo.

Não atravesse alagamentos

Não passe por áreas alagadas. Ainda mais se a água estiver acima do eixo da roda, pois existe o risco de a moto afogar e morrer. Se isso acontecer, a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou na saída de escapamento e os danos podem ser grandes.

Pneus devem estar em bom estado

Um pneu careca é o maior aliado ao piso molhado para causar um acidente, como eles estão lisos, a possibilidade de queda é muito grande.

Atenção para os equipamentos

Não economize em equipamentos. O uso de equipamento completo pode salvar a vida do motociclista em caso de queda. Por isso, invista em um bom capacete com boa ventilação para não ficar com a viseira embaçada, calças, jaqueta, luvas e botas.

Invista em conjunto impermeável com cor chamativa e boas áreas de matéria refletiva, para que outros motoristas consigam te enxergar durante a chuva.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes