Diferenças no projeto atuam no tipo de bomba d’água

Visualmente, a bomba d’água pode parecer igual à outra e, no entanto, pode haver diferenças na construção

Um dos principais componentes do sistema de arrefecimento, a bomba d’água é responsável por fazer com que o líquido de arrefecimento circule pelas galerias do moto, desempenhando, assim, papel fundamental no motor do veículo, pois é através do liquido de arrefecimento que ocorre a troca de calor e controle da temperatura de trabalho do motor. “A bomba d’água requer atenção especial do reparador na hora da manutenção, pois, visualmente, a bomba d’água pode parecer igual a outra, no entanto, pode haver diferenças na construção”, alerta Edson Vieira Assistente Técnico da Nakata.

Para exemplificar, a Nakata cita as bombas d’água Fiat com correia V e poli V. Por exigir mais do conjunto as bombas com correia poli V tem rolamento reforçado. Outro exemplo é a bomba d´água dos motores VW AP, aqui também a diferença nas correias demanda uma bomba com rolamento reforçado. “Se usar a bomba d’água para polia V num sistema de polia poly V, que exige mais da bomba, ocorrerá sobrecarga da bomba e consequentemente afetará a vida útil da peça”, ressalta.

Para não cometer este equívoco, a Nakata recomenda consultar sempre o catálogo eletrônico (www.catalogonakata.com.br) e só aplicar o produto especificado para o modelo.

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