Marca ocupa posição de destaque no desenvolvimento tecnológico de caminhões cada vez mais eficientes, conectados, confortáveis e seguros
No Brasil, pensou em caminhão, pensou em um Mercedes-Benz. Há 65 anos, a marca, que há mais tempo produz veículo comerciais no país, se tornou a principal parceira de trabalho dos caminhoneiros e transportadores se destacando pelo seu propósito em conhecer profundamente a realidade do setor. Assim, ao longo de sua história, a marca sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar em uma operação regular.
O caminhão Mercedes-Benz, aliás, sempre esteve na linha de frente na evolução do setor. Foi o primeiro a ser fabricado no País (o pioneiro L 312, o “Torpedo”, de 1956), o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador. E, na grande transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, representado pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.
Fatos marcantes na vanguarda tecnológica
Ano | Modelo | Destaque |
1956 | L 312 | 1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo” |
1958 | L 321 | 1º “cara chata” da marca |
1960 | LA 321 | 1º com tração total 4×4 |
1964 | L 1111 | “Bicudo”, clássica cabina arredondada |
1967 | LP 1520 | Novo modelo com cabina avançada |
1970 | L 1113 | Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades |
1972 | L 608 D | “Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil |
1989 | Linha HPN | Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados |
1991 | Linha FPN | Novos médios e semipesados “cara chata” |
1993 | Top Brake | Exclusivo freio-motor adicional |
1996 | 710 e 1620 | Entre os caminhões mais vendidos no Brasil |
1998 | Tecnologia | Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico |
2000 | L 1620 6×2 | O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo |
2003 | Accelo | Nova geração de caminhões leves da marca |
2004 | Atego | Nova geração de médios e semipesados |
2005 | Axor | Nova geração de extrapesados on e off-road |
2007 | Actros 8×4 | Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road |
2009 | História | 1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil |
2010 | Actros | Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546 |
2011 | Atron | Nova geração de caminhões “bicudos” |
2015 | Accelo 6×2 | Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios |
2018 | Axor 3131 Autônomo | 1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil |
2019 | Novo Actros | O caminhão mais inteligente do Brasil |