Dorna admite que o mundial de MotoGP corre risco

Carmelo Ezpeleta, diretor da organizadora do MotoGP, diz não tenho certeza se haverá a temporada 2020

Uma péssima notícia no mundo das competições: Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, entidade promotora do MotoGP, disse pela primeira vez que a pandemia de Covid-19, pode obrigar o cancelamento da temporada deste ano. “Estamos em guerra e é possível que o campeonato mundial de motociclismo de 2020 não se realize”, explicou Ezpeleta em entrevista à revista Speedweek.

A situação que se vive em todo o mundo devido ao Covid-19, dificulta o trabalho de organização de um campeonato tão itinerante como o de MotoGP, devido às leis de cada país para combater a pandemia.

“A situação é muito complicada na Espanha, bem como em Itália e França. Acredito que antes de termos uma vacina para travar a disseminação do coronavírus, será muito difícil ou impossível organizar um GP de Moto, ou outro evento importante. Mesmo que as coisas normalizem ligeiramente, as proibições de viagens vão continuar em muitos países. Não tenho certeza se vamos poder correr a temporada de MotoGP de 2020”, acrescentou o CEO da Dorna.

Ezpeleta que  apoia financeiramente várias equipas de MotoGP devido à ausência de corridas, reconhece que não será um problema realizar menos corridas do que o previsto.

“O mínimo de 13 corridas para realizar um campeonato é o que está no contrato com a FIM e isso não é um problema, porque também existe uma cláusula de ‘força maior’. Nesse caso, podemos reduzir o número de corridas, mas não importa quantas corridas vamos ter. Se pudermos começar em setembro, ainda vamos ter tempo de fazer quatro ou cinco corridas. Talvez seja preciso correr primeiro na Europa e depois viajar para a Ásia se as proibições de viajar forem mais brandas. Tudo vai depender de como toda a situação se vai desenvolver “, acrescentou Carmelo Ezpeleta.

O responsável da Dorna reforçou que o campeonato vai contar com o número de corridas que sejam possíveis organizar. “O mais importante é garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos. Além disso, também podemos sobreviver se formos obrigados a cancelar a temporada 2020. Se formos obrigados a isso, que é o pior cenário, vamos preparar a temporada 2021 com tempo e consciência”, concluiu Carmelo Ezpeleta.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes