Companhia está em espaço colaborativo da Universidade com o objetivo de se integrar mais aos alunos e comunidade
Inaugurado há dois anos, o Espaço Mescla nasceu dentro do Campus I da PUC-Campinas com a proposta de ser um espaço de integração de estudantes, pesquisadores e professores de diversas áreas e cursos da Universidade com empreendedores, empresas, outras instituições de ensino e pesquisa, investidores e comunidade em geral. O objetivo é ser um espaço de reunião, troca de experiências, de ideais, com estrutura e equipamentos que auxiliem no desenvolvimento de projetos inovadores e na criação de novas empresas de tecnologia ou de outras áreas que solucionem problemas da comunidade.
A 17º edição do Prêmio Aliança, promovido pelo Grupo DPaschoal, foi realizada no espaço Mescla. A ideia foi confirmar que a companhia está aberta às novas frentes no local, e principalmente com um dos principais projetos da empresa, o Economia Verde. Prestes a completar 15 anos, o modelo preza pela economia na hora da troca de peças e faz com que motoristas e empresários do segmento de reparação veicular pensem diferente na hora de preservar o meio ambiente.
“Nossa experiência no Espaço Mescla foi muito positiva e nos inspirou em novos projetos. Posso afirmar que essa proposta da PUC-Campinas não é só inovadora, mas também muito oportuna. Principalmente, num momento em que as empresas e comunidades precisam evoluir e criar novas soluções” Luís Norberto, presidente do grupo DPaschoal.
Para a Gestora de Projetos de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, a presença da DPaschoal e das demais empresas no Mescla é crucial para a transferência de conhecimentos e consolidação do ecossistema de inovação instalado no ambiente universitário. “Nosso ambiente foi idealizado para abrigar estudantes, pesquisadores e agentes externos para discutir inovação, transformar ideias em negócios e contribuir para o desenvolvimento de toda a sociedade. Nossa estrutura está sempre aberta para esse tipo de iniciativa”, diz Diane.
Empreendedores com projetos de inovação podem usar o espaço e participar de programas de aceleração ou de desafios de inovação aberta que acontecem por meio de parcerias entre a PUC-Campinas e empresas que fazem parte do ecossistema criado no Mescla. Outro benefício é a possibilidade de usar o Laboratório de Fabricação Digital – FabLab nos processos de prototipagem, entre outras ferramentas.
Para isso, podem candidatar-se membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), profissionais liberais ou empresas, já em atividade, com CNPJ constituído. Para manifestar interesse, é necessário enviar e-mail mescla@puc-campinas.edu.br. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h, com agendamento.
No local, também há uma programação composta por palestras e workshops sobre inovação, empreendedorismo, sempre destacando convidados especialistas nas áreas com o objetivo de auxiliar os envolvidos nas novas empresas em formação a terem sucesso em seus negócios.