A nova Ducati Multistrada V4S é equipada com 1.158 cm3 de cc, 170 cv, radar dianteiro e traseiro, motor V4 Granturismo, malas laterais, manoplas e banco aquecidos, adaptive cruise control, detecção de ponto cego e muito mais. Preço de lançamento: R$ 144.990,00
Com o seu desembarque no Brasil em 2012, a Ducati percorre uma década no país e lança a big trail mais completa do mercado: a Multistrada V4S.
Com a nova Ducati Multistrada V4S, dominar todas as estradas tornou-se muito mais fácil. Uma moto única
que combina o prazer da pilotagem esportiva no asfalto com a plena satisfação e facilidade de pilotagem offroad, oferecendo ao mesmo tempo um conforto sem precedentes tanto em viagens mais longas e quanto na
utilização no dia a dia.
A Multistrada V4S conta com tecnologia de ponta: é a primeira motocicleta do mundo equipada com radar
dianteiro e traseiro, com sistemas Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD) que
representam uma ajuda preciosa para o conforto da pilotagem e segurança, especialmente em viagens
longas. Além disso, a Multistrada V4 possui intervalos de manutenção de referência com controle de folga
de válvulas definido a cada 60.000 km.
É “Sport” porque é leve e compacta, debita 170 cv, tem avançadas ajudas eletrônicas derivadas do MotoGP
e uma ciclística que garante agilidade, para uma condução eficaz e emocionante em terreno misto. A
Multistrada V4S é também “Touring” graças aos intervalos de manutenção principais fixados a cada 60.000
km, à atenção obsessiva prestada ao conforto de condução, aos completamente novos sistemas de Radar
dianteiro e traseiro, sistema cartográfico de navegação diretamente visualizável no painel de instrumentos,
bem como a iluminação ‘cornering’. Também tem uma vertente “Enduro”, graças à sua extraordinária
capacidade em off-road, suspensões eletrônicas e entrega suave. Por fim, revela o seu caráter “Urban” com
uma manobrabilidade sem precedentes a baixas velocidades, combinada com um sistema de conectividade
superior e conforto térmico.
Multistrada, o seu nome confirma uma promessa ambiciosa de manter: a capacidade de dominar “muitas
estradas”. Nasce com a intenção de ser uma moto esportiva mas versátil, capaz de enfrentar quaisquer
condições da estrada com robustez e segurança.
Em quase 19 anos mais de 110.000 unidades foram produzidas, e, desde o seu nascimento em 2003, a
Multistrada evoluiu e expandiu constantemente a sua vocação. A primeira Multistrada foi desenhada como
uma moto esportiva, patenteando um excelente binário e principalmente vocacionada para o uso em
estrada. A versão de 2010 foi a primeira “quatro motos em uma”, sendo a 1ª. moto no mundo a contar com
Riding Modes e que, comparativamente à versão de 2003, oferecia maior conforto tanto para o condutor
quanto para o passageiro, melhor proteção aerodinâmica e prestações mais elevadas. Em 2015, para
melhorar a entrega, foi equipada com o primeiro motor de comando variável de válvulas.
A quarta geração da Multistrada tornou-se uma moto ainda mais fácil de conduzir, mais robusta e ultraleve,
mais versátil e confortável. E, no entanto, eficaz em quaisquer condições de condução. Fica claro que a
Ducati queria que a Multistrada V4 fosse a melhor “Multi” de sempre.
Tal como em todos os produtos Ducati, também na Multistrada V4S a forma segue a função. Por este motivo,
o trabalho de design foi influenciado pela sua alma técnica, e um claro exemplo disto é a perfeita integração
dos radares dianteiro e traseiro nas linhas da moto. As superfícies amplas foram trabalhadas segundo a
aerodinâmica e as inovações da ciclística, para apresentar um resultado estético robusto mas refinado. Para
aumentar visualmente a impressão de solidez de utilização sem acrescentar peso às suas formas, trabalhouse no perfeito equilíbrio das proporções e na essência compacta do corpo da moto entre eixos. A ótica frontal,
contando com um sistema DRL inspirado no da Panigale, torna a Multistrada V4S muito esportiva a
imediatamente reconhecível.
As proporções desequilibradas da dianteira do veículo, com linhas musculosas e sensuais que integram
perfeitamente o tanque de 22 litros, são misturadas com a seção traseira elegante que permite uma posição
ideal mesmo em aventuras off-road. Mais uma vez forma e função são protagonistas nos minuciosos estudos
sobre escoamentos aerodinâmicos.
Cada um dos elementos da zona frontal, desde a cúpula do para-brisas ao “bico”, e mesmo as entradas de
ar, foram estudadas para assegurar ao condutor o máximo de conforto aerodinâmico e térmico. Mesmo os
pequenos apêndices aerodinâmicos, que ajudam a desviar o calor das pernas do condutor, cumprem esta
função.
O motor é o coração pulsante de uma moto. Extremamente leve (66,7 kg) e ultracompacto, incomparável
em sua categoria, o novo motor V4 Granturismo garante operação extremamente suave em baixas rotações
e curva de torque linear.
O motor Granturismo V4 de 1158 cc oferece 125 kW (170 cv) a 10.500 rpm e um torque máximo de 125 Nm
(12,7 Kgm) a 8.750 rpm. A curva de torque garante a máxima suavidade e progressão de entrega, mesmo
totalmente carregada, dando aquela sensação atraente de uma verdadeira “resposta instantânea do
acelerador”. Para atingir este objetivo, grande atenção foi reservada para as curvas de torque dedicadas a
cada marcha, a fim de obter sempre uma entrega fluida em baixas rotações, rica em torque nas médias e um
caráter esportivo e imparável nas altas. Além disso, os engenheiros da Ducati também se concentraram na
relação de transmissão, com uma primeira marcha curta e, portanto, excelente para viagens e manobras em
velocidades extremamente baixas, partidas em subidas mesmo com carga total e seções off-road. A sexta
marcha, em vez disso, resulta ideal para enfrentar longas viagens em autoestrada.
A constante atenção da Ducati às necessidades do cliente é sublinhada também pelo elevado aumento nos
intervalos de manutenção. De fato, na Multistrada V4S o óleo só precisa ser substituído a intervalos de 15.000
km, enquanto que a verificação da folga das válvulas, ajuste se necessário, foi estabelecida para intervalos
de 60.000 km. Nenhuma outra moto de produção atualmente disponível no mercado vai tão longe.
O motor V4 Granturismo foi projetado para uso em estrada e também explora, quando necessário, todos os
benefícios técnicos que a Ducati desenvolveu ao longo de anos de experiência no mundo da competição.
Entre eles, o virabrequim contra-rotativo, que ao trabalhar “contra” a inércia gerada pelas rodas, melhora a
dirigibilidade, reduz a inclinação e, consequentemente, melhora a eficiência e o prazer de pilotar mesmo na
estrada.
Principais características técnicas do V4 Granturismo
• Motor de 1158 cc,
• 4 cilindros em V a 90° Diâmetro x curso 83 x 53,5 mm
• Taxa de compressão 14:1
Potência máxima 125 kW (170 cv) às 10,500 rpm
• Binário máximo 125 Nm (12,7 Kgm) às 8,750 rpm
• Homologação Euro 5
• Distribuição por corrente mista, 4 válvulas por cilindro
• Virabrequim contra-rotativo a 70°
• Embreagem multidisco banhada a óleo intervalada e com função anti-salto
• Lubrificação por cárter semi-seco e três bombas de óleo: 1 entrega e 2 recuperação/retorno
• Alimentação com quatro corpos de injeção ovais (46 mm de diâmetro equivalente)
• Caixa de 6 velocidades com sistema Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down
• 60,000 km de intervalos de manutenção de válvulas
• Bancada de cilindros traseira desativada em câmera lenta