A Daimler não perde tempo mesmo e, agora, vai também fabricar motocicletas. E fazer frente a Audi com a Ducati. Anunciou que é acionista – 25% apenas – da fabricante italiana de motos MV Agusta, comprada pela Mercedes. A notícia foi publicada no diário alemão “Sueddeutsche Zeitung”, informando que o acordo entre a Daimler Mercedes e a MV Agusta foi fechado por um valor na ordem dos 30 milhões de euros (R$ 91 milhões).
A compra da histórica marca italiana permite à Daimler, que já é dona da Mercedes e Smart, o acesso à tecnologia dos motores de três cilindros com capacidade de até 1.litros de de alta performance utilizados pela marca italiana nas suas motos com a ideia de utilizá-los na anunciada decisão de produção de dez novos modelos híbridos que a Daimler se prepara para lançar até 2017.
A estratégia é muito semelhante à do Grupo Volkswagen, que adquiriu a Ducati e apresentou no último salão de Paris o XL Sport Concept, equipado com um motor de dois cilindros da Ducati.
A MV Agusta foi fundada em 1945 e sempre foi conhecida pelas suas motos desportivas e exclusivas. Um dos seus últimos proprietários foi a Harley-Davidson, que a 6 de agosto de 2010 vendeu a marca italiana ao seu anterior proprietário: Claudio Castiglioni.
otos.