Em novo ciclo de investimentos, Volks vai fabricar quatro carros inéditos

A Volkswagen anunciou que seu novo ciclo de investimentos no Brasil, de 2024 e 2028, contará com investimentos de R$ 9 bilhões, que se somam aos R$ 7 bilhões (anunciados para 2022 a 2026).

Serão no total R$ 16 bilhões destinados a novos projetos em suas quatro fábricas e lançamentos de 16 novos veículos nacionais e importados – com motorização flex, híbrida e elétrica.

“No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil”, afirmou

A planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), será a primeira a ganhar a produção de dois novos veículos, com plataformas inéditas, de acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

A nova plataforma será chamada de MQB Hybrid. Sua nova arquitetura eletrônica permitirá maior dimensão aos veículos, que também serão mais espaçosos, estará preparada para receber novos itens de de assistências ao motorista (pacote Adas), propulsão híbrida, nova transmissão e sistema de alta voltagem.

Em Taubaté (SP) será feito mais um carro novo, 100% desenvolvido no Brasil. O CEO garantiu que “será um modelo bem icônico para a Volkswagen”, e brincou que o post divulgado pela prefeitura era tão falso quanto à grávida de Taubaté (em referência a um famoso caso de uma mulher que inventou estar grávida de quadrigêmeos naquela cidade).

Na fábrica de São Carlos (SP) será produzido um “novo e inovador propulsor, mais tecnológico e eficiente para veículos híbridos”, antecipou Possobom.

E a fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde hoje é feito o T-Cross, terá em linha uma inédita picape. O CEO deixou claro que a Amarok continua sua produção em Pacheco, Argentina.

Especula-se que esta será a nova Saveiro, com porte maior do que a atual, para brigar no segmento das compactas.

Linha 2024 do Hyundai Creta tem novidades nas versões

A Hyundai promoveu mudanças na linha 2024 de seu SUV Creta. A versão Comfort Plus (R$ 137.990) passa a ser a de entrada, seguida pela Limited Safety (R$ 149.990). Em relação à antiga Limited, a nova acrescenta itens de segurança, como assistente de centralização de faixas, alerta de colisão com frenagem automática, farol alto automático e detector de fadiga.

A Platinum parte de R$ 160.990 na configuração Safety ou R$ 165.590 apenas com teto solar. Por R$ 2.100 a mais (R$ 167.690) é possível levar o Creta Platinum Safety com teto solar.

Como top de linha, a versão Ultimate (R$ 179.390) perdeu o teto solar, que pode vir na opção superior a R$ 181.990.

Strada é líder e Hilux surge entre os mais vendidos de janeiro

O primeiro mês do ano é sempre atípico nas vendas, com estoques do ano anterior e promoções (várias montadoras estão oferecendo descontos), mas mostram uma importante evolução nos números de vendas sobre um ano atrás.

Janeiro teve 151 mil emplacamentos de automóveis e comerciais leves, de acordo com dados da consultoria Jato Dynamics, volume 16,62% superior ao mesmo mês em 2023 (129.558 unidades).

Contudo, houve retração quando comparado a dezembro passado: -35,81%, mês em que foram emplacadas 235.372 unidades.

A Fiat Strada, que fechou 2023 como veículo mais vendido do Brasil pelo terceiro ano, se mantém firme na liderança. O Hyundai Creta é o SUV mais licenciado e a Toyota surpreende com a picape Hilux, sendo 8ª no ranking geral.

Confira a seguir os dez veículos mais vendidos em janeiro.

Marca/modelo Emplacamentos Participação
1-Fiat Strada 8.022 5,310%
2-Hyundai HB20 7.478 4,949%
3-Volkswagen Polo 7.258 4,804%
4- Chevrolet Onix 5.714 3,782%
5- Hyundai Creta 4.898 3,242%
6- Fiat Argo 4.696 3,108%
7- Chevrolet Tracker 4.280 2,833%
8- Toyota Hilux 4.075 2,697%
9- Nissan Kicks 4.074 2,69%
10- Fiat Mobi 3.719 2,46%

Fonte: Jato Dynamics do Brasil

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes