Empresa mineira cria aplicativo capaz de identificar e avisar problemas no veículo

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Quem está na faixa dos quarenta anos deve se lembrar do famoso comercial da Shell que pretendia ensinar ao brasileiro como identificar bons mecânicos e evitar a contratação de um profissional que usasse seu desconhecimento sobre o funcionamento do carro para cobrar mais caro pelo serviço. No anúncio, para justificar o preço do conserto, um mecânico atribuía o problema ao desgaste de uma peça caríssima e inexistente – a rebimboca da parafuseta. Apesar de alcançar popularidade, a campanha da Shell não eliminou o problema e ainda hoje não é raro nos surpreendermos com defeitos inesperados e orçamentos elevados. Mas o desenvolvimento tecnológico parece ser o caminho e um produto criado por jovens empreendedores mineiros deixa como uma curiosidade do passado a tal da “rebimboca”.
Superaquecimento, desgaste das velas de ignição, mau funcionamento da injeção eletrônica ou outros problemas no carro podem ser detectados com antecedência com uma nova tecnologia desenvolvida pela startup mineira Nexer. Trata-se de um dispositivo eletrônico que, conectado ao carro pela porta OBD, presente nos veículos fabricados a partir de 2010, se comunica com o smartphone do condutor, por meio de um aplicativo também desenvolvido pela empresa. A partir da instalação, pelo celular, o motorista recebe informações sobre o desempenho do carro, com um diagnóstico de eventuais problemas.
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“O produto permite que o carro ‘fale’ com você. Ao detectar qualquer anormalidade no desempenho do carro e indicar as possíveis causas, faz com que o motorista possa procurar um mecânico antes que o veículo pare de funcionar e que ele chegue à oficina já com uma noção mais clara sobre qual é o problema”, diz o diretor de Operações da Nexer, Ruhan Bidart. Em caso de acidente, o aplicativo fornece informações relevantes como o momento exato da colisão, possibilitando assim, que o socorro seja providenciado de maneira rápida, dado importante sobretudo para empresas que trabalham com frotas de veículos, como as transportadoras.
A tecnologia desenvolvida pela Nexer ainda analisa os dados de desempenho do carro para fornecer dicas ao condutor sobre como economizar combustível e dirigir melhor. “Podemos por exemplo relacionar informações sobre o tempo de deslocamento para uma determinada rota em dias diferentes, e orientar o motorista sobre horários em que ele faz aquele caminho em menor tempo, contribuindo para que a experiência de dirigir pela cidade seja menos penosa para o usuário”, explica o diretor de Tecnologia da marca, Sadraque Viana. Ele observa que o produto da Nexer permite integrar o carro a outras áreas da vida do usuário, como a sua agenda de compromissos do dia, e, assim emitir avisos sobre o tempo que terá para se deslocar entre um compromisso e outro.
As orientações sobre como economizar combustível também são resultado da análise individual dos dados do carro. “O aplicativo pode, por exemplo, detectar que o acelerador está sendo usado em excesso e indicar ao motorista que acelere menos para economizar combustível”, destaca. As dicas para dirigir melhor e sobre economia de combustível são enviadas ao usuário da tecnologia em relatórios semanais.
O produto da Nexer é de fácil instalação. O dispositivo eletrônico, à venda no site da empresa (www.nexer.com.br), é conectado ao carro em menos de um minuto e o próprio usuário baixa em seu smartphone o aplicativo, disponibilizado gratuitamente no Google Play.
Um mercado promissor para a tecnologia Nexer são as concessionárias de veículos.  “Nossa tecnologia vem chamando a atenção de redes de concessionárias que, em meio à crise, buscam novas formas de atrair e reter clientes. Com a Nexer as concessionárias têm a possibilidade de realizar um serviço exclusivo e personalizado, oferecendo para o cliente o que ele realmente precisa e na hora exata”, diz o diretor executivo da empresa, Danilo Mattos.
O dispositivo e o aplicativo desenvolvidos pela Nexer integram a chamada tecnologia de “Carros Conectados”, uma tendência mundial e aposta de grandes empresas internacionais como a Apple, Google e Telefônica. Ela possibilita que os veículos compartilhem informação pela internet, criando novas possibilidades de produtos e serviços.
 

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