Espetáculo da Cia. Corpos Nômades ganha versão on-line

“O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet” propõe uma fusão de teatro e dança. As exibições serão feitas pelas redes sociais da companhia (Facebook e Youtube) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de SP e Oficina Cultural Oswald de Andrade. As iniciativas contam com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo

A Cia. Corpos Nômades e a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, apresentam O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet, espetáculo inédito da companhia idealizada por João Andreazzi que foi criado a partir da obra O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar, de 2017. Neste formato, pensado para os tempos de pandemia, a exibição da obra se dará por quatro capítulos sequenciais que serão apresentados de 4 a 20 de dezembro, nas redes sociais da companhia (Facebook e Youtube).

Cada capítulo será transmitido três vezes. O primeiro nos dias 4, 5 e 6/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o segundo nos dias 11, 12 e 13  (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o terceiro está marcado para 15, 16 e 17/12 (terça, quarta e quinta, 20h) e o quarto para dias 18, 19 e 20/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h).

Neste desafio para a montagem cênica/coreográfica, com um olhar atento para todas as medidas necessárias de segurança devido à pandemia, surgiu um intrigante modo de experimentação cênica, onde as cenas foram criadas e captadas especialmente para exibição on-line, fazendo com que cada encontro de ensaio, adaptação e apresentação se transformasse em um acontecimento que une dança, teatro, os objetos de cena e  das casas dos intérpretes, dramaturgia e movimentação vocal e corporal, além do tema central do espetáculo – que é o mito do Dr. Fausto – lenda alemã sobre um homem que faz um pacto com o demônio.

O espetáculo da Cia. Corpos Nômades também tem como base da criação uma utilização de forma livre do texto Gestas e Opiniões de Dr. Faustroll – Um romance neo-cientifico, de Alfred Jarry. A obra foi traduzida para o português por Eclair Almeida. O tradutor  Eclair foi  apresentado a Andreazzi por  Claudio Willer, que foi o  tradutor de Isidore Ducasse (Conde de Lautréamont), autor de Cantos de Maldoror – obra literária que inspirou a montagem do espetáculo Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio, de 2010.

A curta vida do poeta e dramaturgo Alfred Jarry (08/09/1873 + 01/11/1907) instigou de forma estranha e inquietante toda a construção cênica (cinecoreodramaturgrafia, como nomeia João), já que em sua obra, ele apresenta ao público as soluções imaginárias que compõem a Patafísica. Essa ciência inventada tece de modo hilário a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo, exercendo forte influência nas escolhas de todo argumento para esta livre adaptação.

Nos quatro capítulos, que compõem a obra online, há, portanto, alguns elementos que estão sempre presentes. São eles a Patafísica,  ciência que dá soluções imaginárias às coisas que não têm fácil resolução, apresentada por Alfred Jarry; o Mito de Fausto, inspiração para vários escritores, como Marlowe, Goethe e Thomas Mann; e a situação de incerteza do momento no Brasil e no Mundo, devido a pandemia e ao contexto político.

“Os episódios estão permeados por múltiplas texturas que surgem dessas junções e sampleamentos – dos movimentos, das cores, sons e imagens. O non-sense de estar presente, mas isolado, fomenta uma transposição para os corpos dos intérpretes, criando um salto do realismo para o surrealismo, da realidade para um universo onírico e, como no próprio sonho, às vezes claro e outras vezes obscuro”, conta João Andreazzi.

Ficha Técnica

Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi Elenco: Cristiano Bacelar, Lina Agifu, João Andreazzi e Rossana Boccia Músicos: Alexandre Rosa(contrabaixo), Cristiano Meirelles (Acordeom), Norma Gabriel (Voz), Cristiano Bacelar (Percussão) e Guizado (Trompete) Edição de Vídeo: Lina Agifu Captação de Vídeo e Foto: Lina Agifu, Rafael Gonzaga e Fábio Zerbini. Montagem Trilha Sonora Original: Thiago Duar e Guizado Assessoria Poética: Claudio Willer Textos: Livre inspiração em Gestas e Opiniões de Dr. Faustroll – Romance Neo-Cientifico de Alfred Jarry, com tradução de Eclair Almeida. Adaptações de J. Andreazzi. Figurino: Cia. Corpos Nômades Cenário: Cia. Corpos Nômades Quadro da Monalisa: Grafiteiro ToTa.  Maquiagem: Cia. Corpos Nômades – Desenhos no corpo: Rafael Gonzaga Iluminação: Rossana Boccia e Cia. Corpos Nômades Assessoria de Esgrima: Ricardo Salles Operação de som, vídeo e assistência cenotécnica: Arthur Menezes e Diogo de Carvalho. Produção: Cia. Corpos Nômades, Rossana Boccia e Lina Agif Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro Apoio Cultural: Life Quality Assessoria Esportiva Apoio Institucional: Oficina Cultural Oswald de Andrade Realização: Cia. Corpos Nômades e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, através do 27º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.

Serviço

O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet
Primeira Jornada:  4, 5 e 6 de dezembro – sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 18h.
Segunda Jornada: 11, 12 e 13 de dezembro – sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 18h.
Terceira Jornada: 15, 16 e 17 de dezembro – terça, quarta e quinta, às 20h.
Quarta Jornada: 18, 19 e 20 de dezembro – sexta e sábado, às 20h; e domingo às 18h.

Acesso pelo Facebook ou Youtube da Cia. Corpos Nômades. Também haverá transmissão em redes sociais de espaços culturais da cidade de São Paulo, a serem divulgadas em breve.

Duração: 45 minutos por capítulo
Grátis. Classificação indicativa: Livre

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes