Estratégia digital pode alavancar setor automotivo

Com mais de 7 mil concessionárias em todo o País, negócios podem ter maior potencial de expansão se investirem na presença digital, com uma vitrine digital

O mercado de ofertas de carros novos passa por desafios. Já as vendas de usados dispararam no último ano, com um aumento de 17,8% se comparado a 2020, de acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). Com uma estimativa de mais de 7 mil concessionárias automotivas espalhadas pelo país, de acordo com a Fenabrave, independente do potencial do momento, as estratégias digitais podem transformar os negócios e alavancar as vendas, mesmo em períodos de maior desafio.

De acordo com Edney Marques, especialista no setor automotivo e recém-chegado na Agenzia Mkt para atuar como Gestor de Operações e fomentar o acesso à presença digital no segmento, o mercado de venda de carros ainda está muito focado nas estratégias de venda offline, apoiando-se nas indicações, no “boca a boca” e nas propagandas nos entornos da loja. No entanto, nos últimos anos alguns negócios já começaram a perceber o potencial que as redes sociais têm para impulsionar e ser mais uma alavanca de vendas para atrair novos clientes.

“Sabemos que o setor automotivo como um todo já caminha em um processo digitalização, porém também podemos perceber que isso ainda está restrito a grandes marcas. Quando se trata dos pequenos e médios negócios, como uma revendedora de bairro por exemplo, ainda temos um caminho muito grande e potencial para digitalizá-los, sempre com o objetivo de aumentarem a sua visibilidade e de seus produtos e, consequentemente, venderem mais”, explica Edney, que complementa: “mesmo sendo um produto de maior valor de mercado, temos plena certeza que as redes sociais atuam como uma vitrine e chamam atenção para que o consumidor vá até a loja. E essa é uma estratégia que não exclui nenhum negócio deste setor. Desde o pequeno até a grande concessionária, todos os vendedores podem sair ganhando com uma vitrine digital nas redes sociais”, finaliza.

Percebendo as necessidades deste setor para a presença digital, a Agenzia Mkt reforçou o time com a entrada de Edney Marques para cuidar especificamente do setor automotivo, uma vez que entende todas as suas particularidades e tem grande conhecimento para fazer com que possam criar seus canais digitais próprios para ampliarem seus negócios.

Por meio da ferramenta, com investimento extremamente acessível, os revendedores poderão ter conteúdos completos para as redes sociais (Facebook, Instagram), sem destinar, praticamente, nenhum esforço. O modelo é pioneiro e otimiza esse processo de comunicação de ponta a ponta – desde a produção da imagem, legendas, inclusão de hashtags, agendamento e postagem nas redes escolhidas.

“Criamos uma tecnologia que, por meio de lógica e inteligência artificial, permite que o usuário apenas faça um setup inicial e responda a algumas perguntas sobre o seu negócio e, a partir disso, a plataforma já cria todos os conteúdos. Após as produções iniciais, é possível também que o usuário altere o que achar necessário e, com isso, os próximos conteúdos já se adaptarão às exigências da empresa e personalização dos posts”, afirma David Mendes, CEO da empresa.

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