Ele é considerado o patinho feio do mercado de automóveis. Uns o odeiam, outros o amam. Mas é um Toyota. Daí, a história é bem diferente. Estamos falando do Toyota Etios 2014 que passou por uma pequena reforminha interna: apenas e tão somente o seu painel de central. Para falar do Etios, lançado aqui no Brasil há mais ou menos um ano que passou agora por uma tentativa de torna-lo mais atraente ao público aqui.
Masd vamos começar a falar sobre economia e mercado global: o Brasil realmente se tornou um polo produtor e exportador de veículos para o chamado BRICS –nós, Rússia, Índia, China e África do Sul- que, segundo dados da IHS representarão, em 2016 além dos chamados países , 48% da produção de automóveis mundial. As marcas aqui estabelecidas e as que irão fincar as bases, desenvolvem modelos para atingir este público.
O tal projeto global para o BRICS, o caso do compacto da Toyota, nasceu na Índia e, quando de seu lançamento, causou boa impressão. O Etios desembarcou por aqui dois anos depois, ou seja, em 2012. A Toyota foi obrigada a fazer uma adaptação de materiais, com ligeira melhoria de estética. Além disso, aqui contamos com a motorização flex.
Mesmo sendo um Toyota, que marca apostou muito em ser seu carro chefe aqui, ainda não decolou nas vendas. A questão é simples: o brasileiro compra design e não qualidade e nem pensar pela cabeça curta a relação custo benefício.
Por se tratar de um produto focado para mercados emergentes apresenta acabamento, digamos, espartano. Porém, não desaponta. Painel de controles está localizado no centro do painel dianteiro, porta-trecos diversos, dois bons porta luvas, enfim, o básico completo. Os bancos dianteiros são confortáveis e contam com apoios laterais. Espaço de sobra ,para mais dois ocupantes, na parte traseira. Aliás, mais conforto para eles e, principalmente, para o motorista que não leva aqueles desagradáveis pontapés nas costas.
A partir da versão X 2014 equipada com ar-condicionado (opcional), o Etios (hatch e sedã) ganhou nova roupagem nos bancos e painel Total Black, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, o que melhora um pouco a visualização, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de novos espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria.
A versão XLS 1.5, avaliada por Super TopMotor, tem os itens da X 1.3 com ar-condicionado, além de revestimento Sport Comfort nos bancos, novo sistema de áudio double DIN, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. Complementam o acabamento do painel os novos botões cromados do comando do ar-condicionado e detalhes cromados nos difusores de ar e também na manopla do câmbio. Traz ainda volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada, e passa a integrar o controle do sistema de audio.
O Toyota Etios XLS é equipado com airbag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva e pintura metálica.
O bom e confiável motor quatro cilindros 1.5l 16V conta com 92cv de potência (gasolina) e 96,5cv (etano)l, ambos os números alcançados a 3.600 rpm, e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível. Os números parecem desanimadores. Mas, na prática, o Etios tem um desempenho interessante e boa média de consumo.
Durante os quase 10 dias que Super TopMotor avaliou o Toyota Etios XLS 1.5, seu comportamento realmente agradou. Mostrou-se um veículo totalmente confiável e de excelente desempenho. Além disso, conforto acima da média. As marcas de consumo do modelo compacto hatch estiveram na casa dos 10 km/l utilizando apenas etanol. Com três anos de garantia, aliás isso mostra a qualidade do modelo, tem preço de R$ 42.490. Se eu compraria um? Mas com certeza!