Marca chinesa de veículos chega com força ao Brasil
A primeira concessionária da marca chinesa BYD no Brasil será aberta pela Eurobike, uma das mais tradicionais representantes de marcas de automóveis do segmento premium no Brasil. O início das operações está previsto para janeiro de 2022 e o primeiro modelo BYD a ser comercializado será o Tan EV, um SUV elétrico de sete lugares.
“A Eurobike sente-se honrada e feliz por ter sido nomeada a primeira concessionária BYD em São Paulo, e consequentemente no Brasil. Há 20 anos no segmento premium, somos reconhecidos pela nossa experiência em oferecer produtos de alta tecnologia, modernidade e esportividade, aliados ao respeito à jornada do cliente em todas as suas fases”, afirma Henry Visconde, presidente do Grupo Eurobike.
Visconde prossegue: “A BYD é uma empresa de soluções de eletromobilidade, mobilidade e tecnologia. Vai além de ser uma fabricante de veículos, o que a torna única. A BYD domina esse ecossistema de veículos elétricos e híbridos e temos total interesse em atuar no mercado brasileiro levando esses conceitos, através de seus produtos e soluções”.
No portfólio da Eurobike, a BYD se junta a marcas Audi, BMW, BMW Motos, MINI e Porsche. O grupo está presente nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília e Goiânia.
O BYD Tan EV é o primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico oferecido no Brasil. Atualmente, o modelo é vendido na China e na Noruega, país que marca a entrada da empresa na Europa. Até o final deste ano, serão entregues 1500 unidades ao mercado norueguês. Nessa versão, a BYD introduziu a inovadora ‘Blade Battery’ – células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 ampères. Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD Tan pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. Quando chega a 10%, surge no painel uma mensagem de alerta para carregar o carro. Essa bateria permite autonomia para percorrer distâncias de 437 km, segundo dados PBEV (INMETRO).
O SUV elétrico da BYD incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 517 cv e torque máximo conjunto de 680 Nm. O Tan pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
O visual do carro foi concebido pela equipe internacional de design da BYD, liderada pelo renomado designer internacional Wolfgang Egger, ex-chefe de design da Audi. O acabamento interior possui materiais premium de alta qualidade e uma arquitetura minimalista que preza pela ausência de botões. A maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar-condicionado, concentra-se na tela de 15,6 polegadas do sistema multimídia.
A BYD é a maior marca de carros elétricos da China e está presente no Brasil desde 2015. Em junho de 2021, o furgão BYD eT3 foi o carro elétrico mais vendido do País. Em outubro, a BYD vendeu 88.898 automóveis em todo o mundo, com vendas anuais acumuladas de automóveis atingindo 530.000 unidades. Ela começou a pesquisar e desenvolver caminhões elétricos em 2012, sendo a primeira empresa do mundo a investir em pesquisa e desenvolvimento desse tipo de veículo, e já entregou mais de 13.000 caminhões e chassis de caminhões 100% elétricos nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, China e outros países. A BYD também é líder global de vendas de veículos elétricos, com 68.000 unidades entregues em vários países. A empresa integra e apóia diversas ações de desenvolvimento sustentável em todo o mundo, como a Rede Brasil do Pacto Global, além de ter assinado três acordos globais para acelerar a transição para veículos não poluentes na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, realizada neste ano em Glasgow, na Escócia.