Associação Brasileira de Engenharia realiza em setembro os dois primeiros eventos do calendário de 2020, ambos online: o Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, no dia 1º, terça-feira, das 9h00 às 12h00, e o Seminário de Manufatura, no dia 16, quarta-feira, também das 9h00 às 12h00. Para que os participantes tenham acesso aos eventos, é necessário o cadastramento por meio do site www.aea.org.br.
O Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis traz, este ano, o macrotema “Mobilidade sustentável: oportunidades para a engenharia brasileira”, lastreado pelas palestras intituladas “Diesel Verde”, de autoria de Erasmo Carlos Batistella, presidente da BSBIOS, produtora brasileira de biodiesel; “A perspectiva brasileira de eficiência energética e emissão de CO2 e análise das alternativas tecnológicas”, de Everton Silva, da Mahle; “Estratégias e tecnologias para o controle de emissões veiculares”, de Stephan Blumrich, da Umicore; e “Emissões evaporativas de veículos etanol”, a ser comandada por Rafael Rossine e Danilo Torres, da General Motors. Ao final das apresentações, Ricardo Simões de Abreu, associado da Bright Consulting, fará mediação do debate.
O segundo evento online de setembro da AEA é a quinta edição do Seminário de Manufatura, que traz o tema “Da indústria 4.0 para a sociedade 5.0: o resgate do ser humano no pós-pandemia”, cuja abertura será feita por Carlos Sakuramoto, coordenador do encontro técnico, ao oferecer o status do 1ª Desafio AEA de Inteligência Artificial e, simultaneamente, anunciará o lançamento do 2ª Desafio.
Na sequência, o Seminário de Manufatura apresenta aos participantes quatro palestras: “Impactos das tecnologias i4.0 na Indústria e consequências no pós-pandemia: uma atualização sobre as realizações da Câmara Brasileira da Indústria 4.0”, por Eliana Emediato, coordenadora geral da Câmara da Indústria 4.0, do MCTI; “The role of artificial intelligence to drive the industry and society in the post-pandemic”, por Dr. Ing. Kai Lindow, Fraunhofer Institute; e as de Jefferson Gomes, presidente do IPT, e de Guilherme Souza, da Denso, que abordam o tema “Impactos das tecnologias i4.0 na economia e consequências pós-pandemia”
A mediação desse painel caberá a Anderson Suzuki, diretor de Comunicação e de Eventos da AEA.