Obras de Heinz Budweg, artista alemão apaixonado pelo País, reproduz em telas praias, montanhas, flores e animais de nossa terra
Quem curte uma exposição de quadros tem uma boa sugestão e, melhor, de graça! De 5 de abril a 4 de maio, a APM (Associação Paulista de Medicina) abre suas portas para a exposição “Paisagens do Brasil”, com 19 aquarelas do artista alemão Heinz Budweg, que vive aqui desde 1953 e adotou o País como pátria. Apaixonado por nossa terra e cultura, seus trabalhos retratam a flora, a fauna e as paisagens de todas as regiões Brasil.
Telas mostrando os Lençóis Maranhenses, a Serra das Capivaras (PI), O Porto dos Índios Urubu-Kaapor/ Rio Gurupi (MA), e uma aldeia de pescadores (SE) fazem parte dessa exposição do pintor, desenhista, ilustrador, cenógrafo e figurinista.
Budweg percorreu o País em uma Kombi adaptada. Fotografou tribos indígenas, pintou murais que foram tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), presidiu fundações alemãs em solo brasileiro, criou projetos como o Tapajos, que objetivava provar a existência de contatos entre a Europa e a América muito antes do descobrimento da América e, durante a primeira expedição do projeto, 18 sítios arqueológicos foram descobertos na Amazônia.
Por tudo o que fez pela arte e cultura nacional, Budweg recebeu a Ordem Marechal Rondon e a Medalha Dom Pedro I.
O artista foi apelidado pelos críticos de Bandeirantes das Artes por ter desbravado o país assim como fizeram os primeiros exploradores que foram levando o Brasil além de suas fronteiras.
Serviço:
Visitação: de 5 de abril a 4 maio
Horário: de segunda a sexta-feira , das 10h às 20h.
Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, , 278 – Espaço Multifuncional (Térreo)
ENTRADA FRANCA