Em disputa marcada por bandeiras amarelas, neste domingo na pista francesa, brasileiro conquista segundo lugar e segue firme na disputa pelo título
Após vencer no sábado, dia 12 de setembro, de ponta a ponta, o brasileiro Caio Collet, de 18 anos, concluiu neste domingo, dia 13 de setembro, a quarta etapa da Fórmula Renault Eurocup com mais um pódio, garantindo o segundo lugar na corrida 2, realizada na pista francesa de Magny-Cours. Foi o quinto pódio do piloto da equipe R-ace GP em oito provas da temporada 2020.
O francês Victor Martins foi o vencedor da corrida e o espanhol David Vidales completou o pódio, em terceiro. Com o resultado, o Collet ocupa a segunda colocação na classificação, com 131 pontos, apenas dois pontos atrás de Martins.
A prova deste domingo teve uma largada atípica, com Safety Car, e também foi marcada por mais duas intervenções do carro de segurança, devido a incidentes com outros competidores, mudando o ritmo da prova. A bandeira amarela foi acionada no sétimo giro e novamente na volta 14, das 18 realizadas.
“A largada foi com o Safety Car, porque na prova anterior a da F-Renault um piloto acabou tendo problemas com o carro e deixou um pouco de óleo na pista, bem ali na formação do grid, na faixa de dentro. Então, para que todos tivessem as mesmas condições, foi feito dessa forma”, explicou Collet.
O brasileiro, que partiu da segunda posição, manteve bom ritmo durante toda a disputa, brigando entre os ponteiros. O piloto avaliou de forma bastante positiva a performance neste domingo.
“Foi uma boa corrida. Houve bom equilíbrio entre os primeiros colocados. Nós três (Collet, Martins e Vidales) andamos no mesmo ritmo e bem próximos, era difícil ultrapassar. Mas, no geral, foi um fim de semana positivo, fiquei feliz com os resultados aqui em Magny-Cours. Agradeço à equipe e aos patrocinadores. E, vamos continuar firmes com o trabalho”, finalizou o piloto, que é integrante do Renault Sport Academy.
Depois de uma pole, uma vitória e um segundo lugar pela F-Renault Eurocup, neste fim de semana, e das duas poles e vitórias pela F-4 Francesa (em 2018), pode-se dizer que o saldo de Collet é positivo na pista de Magny-Cours.
Os resultados da temporada 2020 também são significativos. Atual campeão entre os estreantes da Fórmula Renault Eurocup, Collet chegou na prova deste domingo à marca de 26 corridas seguidas na zona de pontos.
No ano, o brasileiro, já foi ao pódio em cinco das oito provas disputadas até o momento. São duas vitórias (Monza e Magny-Cours), dois segundos lugares (Ímola e Magny-Cours), além de um terceiro em Monza.
A maratona segue para os pilotos e equipes da categoria, mas com um fim de semana de folga. A próxima etapa da temporada será entre os dias 25 e 27 de setembro, em Zandvoort, na Holanda.
Resultados em Magny-Cours:
Corrida 2 (Domingo)
1 #92 Victor Martins (Fra) ART GRAND PRIX 18 voltas
2 #1 Caio Collet (Bra) R-ACE GP +0.690
3 #32 David Vidales (Esp) JD MOTORSPORT + 3.097
4 #53 Lorenzo Colombo (Ita) BHAITECH + 3.652
5 #20 Alex Quinn (GB) ARDEN + 4.226
6 #93 Grégoire Saucy (Sui) ART GRAND PRIX + 5.112
7 #27 Ugo de Wilde (GB) ARDEN +5.808
8 # 38 Wiliam Alatalo (Fin) JD MOTORSPORT +9.112
9 #71 Amaury Cordeel (Bel) FA RACING+9.832
10 #52 Vicky Piria (Ita) BHAITECH+ 14.076
Classificação do Campeonato, após 4 etapas, oito provas (Top-10):
1. Victor Martins (Fra) 133
2. Caio Collet (Bra) 131
3. David Vidales (Esp) 102
4. Franco Colapinto (Arg) 68
5. Alex Quinn (GB) 65
6. Wiliam Alatalo (Fin) 59
7. Lorenzo Colombo (Ita) 54
8. Grégoire Saucy (Sui) 51
9. Paul Aron (Fra) 27
10. Ugo de Wilde (GB), 24