Problemas ligados ao meio ambiente causam o provável cancelamento da prova holandesa
Uma notícia nada legal para o mundo da Fórmula 1! Na preparação para a volta da categoria1 à Holanda, nem todos estão felizes com o evento no Circuito Zandvoort. Nas últimas semanas, o GP já estava sob pressão por causa de algumas regras distorcidas para a corrida e outros eventos e festivais, devido à pandemia. Agora também há uma ação judicial para impedir a corrida por causa do meio ambiente.
Nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, a organização Mobilization for the Environment (MOB), apresentarão o processo sumário em Haarlem contra o GP em Zandvoort de 03 a 05 de setembro. “Eu estimo isso em 50%”, disse Johan Vollenbroek sobre o cancelamento, no jornal holandês AD. Segundo ele, o evento emite muito mais nitrogênio do que a organização quer acreditar. Ainda de acordo com ele, o evento vai emitir dez vezes mais nitrogênio do que o permitido pela licença. Em processos anteriores, o tribunal decidiu que o GP da Holanda é ‘um evento de grande interesse público para o esporte de primeira classe e um impulso para a economia regional e o turismo’.
Neste procedimento, a proteção dos animais na reserva natural ao redor de Zandvoort estava em jogo. De acordo com Vollenbroek, isso é muito diferente agora. “Se os padrões de nitrogênio forem excedidos, o juiz não pode argumentar isso”, disse Vollenbroek. “Um motivo imperativo de grande importância pública deve primeiro ser submetido à Comissão Europeia. E isso não aconteceu. Mostramos que as emissões de nitrogênio estão aumentando, enquanto a organização afirma que não. Será uma decisão difícil para o tribunal.”
A organização de Vollenbroek já ganhou vários processos judiciais relativos à política de nitrogênio, como resultado dos quais vários projetos de construção foram paralisados e a expansão das fazendas foi interrompida. “O circuito fica perto de um parque nacional, uma reserva natural. Se você quiser mantê-lo lá e não em Assen, por exemplo, você sabe que está correndo riscos. Agora que a organização da Fórmula 1 escolheu explicitamente Zandvoort, será deles a culpa se tiver que ser cancelado.”
“Inúmeros eventos não podem acontecer por causa das medidas contra a pandemia. Todo o setor cultural está sendo cortado e então a Fórmula 1 pode ir em frente? Acho isso incompreensível”, afirmou ele.