Christian Horner, chefe da Red Bull , diz que a Mercedes pode ser culpada no caso do duto de freio do Racing Point
Como se sabe, a equipe Racing Point foi punida no Mundial de Fórmula 1 por questões técnicas em razão dos dutos contenciosos. Porém, a FIA autorizou a equipe a utilizar o sistema pelo resto da temporada de 2020. Porém. a Racing Point receberá reprimendas toda vez que correr com os dutos, como foi o caso após o GP dos 70 anos.
Não houve nenhuma sanção contra a Mercedes, ou sugestão de que a equipe baseada em Brackley havia quebrado alguma regra. O veredito gerou avisos de intenção de apelar da Renault, Ferrari, McLaren e Williams, enquanto Racing Point apresentou um em uma tentativa de limpar seu nome.
Desde então, a Renault e a Ferrari anunciaram sua intenção de prosseguir com o apelo, enquanto McLaren e Williams optaram por se manter caladas quanto a decisão.
A Red Bull decidiu não se envolver formalmente no caso apelando, mas a equipe está acompanhando de perto os procedimentos, principalmente por causa de seu relacionamento com a equipe irmã AlphaTauri e o potencial impacto no compartilhamento de tecnologia.
Christain Horner, diretor da Red Bull, também acredita que, tendo fornecido informações de CAD e dutos de freio para Racing Point, a Mercedes pode ser a parte culpada. “Bem, é interessante. Acho que o mais importante para nós é que só queremos clareza absoluta sobre o que é e o que não é permitido seguir em frente. Obviamente, a Red Bull está na posição única de possuir 100% de duas equipes do Grande Prêmio. Portanto, sempre cumprimos rigorosamente os regulamentos, uma vez que as regras do construtor no último Concorde foram muito, muito claras. Então, para nós, é que existe um panorama maior, não se trata apenas de condutas de freio, mas do que é filosoficamente permitido e do que não é. Em relação à Mercedes, tenho certeza que essas perguntas vão ser feitas, pois se a equipe em questão for culpada de receber, com certeza a equipe que forneceu também violou esse regulamento? Isso é algo para a FIA. ”, disse Horner
O chefe do automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, ressaltou que, embora suas duas equipes não tenham se envolvido no processo de apelação, elas querem ver uma sanção mais dura. “Não fazemos parte porque há equipes suficientes que apresentaram sua intenção de apelar. E a Renault o protesto antes. Mas esse resultado também não é satisfatório para nós, porque não traz o esclarecimento que esperávamos. Espero que isso aconteça no processo de apelação. Como advogado, é muito difícil entender que você recebe uma penalidade pela mesma infração e usa as mesmas peças novamente nas três corridas subsequentes, e só há uma reprimenda. Por quanto tempo se pode repreender? Acho que isso não é muito equilibrado e não é muito bem pensado. É por isso que é importante que seja apelativo. ”