F1: Nico Hulkenberg é uma das opções da Red Bull

Equipe diz que piloto  pode ser uma opção para a equipe em 2021, após revelar que chegou a falar com o alemão sobre dirigir em Nurburgring

Na esteira de um teste inconclusivo de coronavírus para Alex Albon antes do fim de semana, o assessor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, disse que conversou com Hulkenberg sobre a possibilidade de ser um stand in. No final, o reteste de Albon foi negativo antes de, coincidentemente, Hulkenberg foi convocado para a vaga de Lance Stroll.

Em declarações ao canal alemão Sport1 , Marko disse: “Já estávamos em conversações com Hulkenberg na sexta-feira, porque Albon, como muitos outros, teve um resultado de teste inconclusivo. Pode ter sido positivo. Logo depois de pousar, liguei para Hulkenberg, porque nosso caso suspeito era Albon. Mas, graças a Deus, descobriu-se que Albon era negativo, afinal.”

A revelação sobre Hulkenberg vem na sequência de novas especulações sobre o futuro de longo prazo de Albon na Red Bull, após o que muitos consideraram uma saída decepcionante para o piloto tailandês no Grande Prêmio Eifel.

Red Bull está muito mais relaxada sobre a forma de Albon e acredita que ele tem potencial para estar tão perto de Verstappen quanto quer que ele esteja. No entanto, Marko admite que a equipa precisa de Albon para dar o seu melhor e, caso contrário, as opções óbvias para a equipa são Nico Hulkenberg e Sergio Perez.

“Podemos chamar os nomes que estão disponíveis no mercado”, disse Marko. “Este é Hulkenberg e este é Perez. A questão é quão longe eles estariam de Max?  Temos comparações com [Daniel] Ricciardo e podemos tirar conclusões sobre a posição dos pilotos. Não acho que alguém chegaria mais perto do que três décimos. Nos dias bons, Albon também consegue criar essa proximidade com Max. Albon é jovem, mas sabemos que, se ele não aguenta a pressão, não podemos nos dar ao luxo de ficar em uma perna só quando se trata de campeonato do mundo. Essa é a situação. Na verdade, é impossível para um campeonato mundial se você tiver apenas um carro em ação. Mas ainda não chegamos lá. “O desempenho [de Albon] em Nurburgring foi satisfatório. Essa é a situação.”

Embora a Red Bull tenha afirmado anteriormente que sua preferência é promover motoristas de seu próprio programa de juniores, Marko diz que a situação é diferente agora.

Enquanto Yuki Tsunoda está impressionando na F2, Marko acha que é muito cedo para promovê-lo direto para a Red Bull, então ele estaria melhor em AlphaTauri. Até agora, sempre recrutamos nossos pilotos de nosso próprio time de juniores. Mas não há ninguém aqui no momento”, acrescentou Marko. “Temos um japonês que é muito rápido, mas este seria seu primeiro ano. E colocá-lo em uma equipe de ponta como a Red Bull Racing no primeiro ano seria arriscá-lo a esgotá-lo. Não estamos planejando fazer isso.” Portanto, teríamos de seguir o caminho da maioria das outras equipes, para confiar em pilotos comprovados.”

Marko disse que a Red Bull quer tomar uma decisão sobre sua escalação no Grande Prêmio da Turquia, em novembro, com a bola no campo de Albon. Na verdade, já temos três posições claras”, disse Marko, referindo-se à probabilidade de Tsunoda subir com AlphaTauri ao lado de Pierre Gasly. “Queremos fazer o quarto jogo até Istambul, o mais tardar em meados de novembro.”

Questionado sobre os fatores que conduziriam à decisão final, Marko disse: “Principalmente é o desempenho de Albon. Enquanto ele estiver na zona verde, simplesmente não há cabine disponível.”

Marko elogiou muito o trabalho que Hulkenberg fez em Nurburgring, quando o alemão terminou em oitavo, apesar de não ter dirigido o carro antes da qualificação. “Acho que a pior coisa que pode acontecer a um piloto é entrar em um carro para a qualificação”, disse ele. “Temos que levar em conta que ele conhece o Racing Point das corridas anteriores, mas foi certamente uma situação muito difícil. Ele melhorou gradualmente durante a corrida, não fez nada estúpido e levou o carro a um oitavo lugar de comando. Seguimos os tempos. Às vezes [Pierre] Gasly e [Daniil] Kvyat também estavam perto dele. Então eu vi que ele estava gradualmente se aproximando dos tempos de Perez. Tiremos o chapéu. Uma grande atuação.”

Marko também revelou que a Red Bull está em contato regular com Hulkenberg há vários meses, mas não sobre uma vaga na corrida ainda. “Estamos conversando com Hulkenberg, por exemplo, como comentarista de televisão e especialista da ServusTV . Afinal, temos os direitos para a Áustria no ano que vem, alternando com a ORF. Essas são as primeiras negociações.”

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes