O carioca Leandro Guedes deu a primeira vitória ao Brasil na temporada 2015 da F4 Sul-americana ao vencer a segunda prova da etapa de abertura do campeonato, realizada neste domingo, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, localizado nos arredores de Montevidéu, no Uruguai. O piloto de 18 anos largou da pole, perdeu momentaneamente a ponta para Diego Muraglia, mas se recuperou e cruzou em primeiro. O brasileiro Pedro Cardoso terminou em segundo, à frente do vencedor da primeira corrida, o argentino Agustín Lima Capitao.
Na largada, Guedes partiu bem, mas foi surpreendido por Muraglia, que assumiu a dianteira. Em segundo, o carioca – sexto colocado na primeira prova – não perdeu a concentração e rapidamente recuperou a ponta após erro do uruguaio. Guedes liderava, com Cardoso, Casella e Lima Capitao na sequência. O líder tentou abrir vantagem, mas Cardoso aparecia firme atrás. Já na briga pela terceira posição, em manobra decisiva, Capitao levou a melhor sobre Casella e garantiu seu lugar no pódio.
Assim, com os três primeiros colocados em fila indiana, não houve mais trocas de posições, apesar dos ataques constantes de Capitao sobre Cardoso, que tinha problemas com o carro. Guedes pôde finalmente comemorar seu primeiro triunfo na categoria e, de quebra, subiu na tabela de classificação para a terceira posição. Com dois segundos lugares, Cardoso também teve um bom fim de semana e é vice-líder do certame. O terceiro lugar na prova garantiu a Lima Capitao a ponta da tabela, com 42 pontos.
“Foi muito bom ter largado da pole e isso foi decisivo para conquistarmos a vitória. Partindo da primeira posição, temos a vantagem de evitar os toques que podem acontecer no meio do pelotão. Tive uma boa largada, mas cai para segundo e depois recuperei a liderança. Aí foi só manter a cabeça no lugar para não cometer erros. Estou muito contente com a vitória e quero agradecer a todos que confiaram em mim”, disse Leandro Guedes, o vencedor da prova.
Classificação do campeonato:
1) Agustín Lima Capitao (ARG) – 42 pontos
2) Pedro Cardoso (BRA) – 36 pontos
3) Leandro Guedes (BRA) – 33 pontos
4) Juan Manuel Casella (URU) – 24 pontos
5) Diego Muraglia (URU) – 20 pontos
6) Pedro Caland (BRA) – 18 pontos
7) Nicolás Muraglia (URU) – 12 pontos
8) Rodrigo Pflucker (PER) – 7 pontos
9) Lorenzo Mauriziano (CHI) – 7 pontos
10) Jorge Matos (EQU) – 6 pontos
Calendário da F4 Sul-americana:
1ª etapa – 24 de maio – El Pinar (Uruguai)
2ª etapa – 7 de junho – Santa Cruz do Sul (Brasil)
3ª etapa – 19 de julho – Rivera (Uruguai)
4ª etapa – 16 de agosto – A confirmar (Argentina)
5ª etapa – 13 de setembro – Buenos Aires (Argentina)
6ª etapa – 4 de outubro – Junin (Argentina)
7ª etapa – 8 de novembro – El Pinar (Uruguai)
8ª etapa – 6 de dezembro – A confirmar (Brasil/Uruguai)