Marca italiana de pneus anuncia parceria com tricampeão mundial de downhill para desenvolvimento de uma nova linha de pneus para MTB dedicada ao mundo das corridas de DH e enduro
Apenas dois anos após a chegada ao mercado de seu pneu de mountain bike, o Scorpion MTB, a Pirelli está trabalhando duro em uma nova linha que é especificadamente dedicada ao mundo das competições Gravity.
No longo processo de pesquisa e prototipagem, que começou há dois anos e agora está em estágio final de desenvolvimento, os engenheiros da Pirelli envolveram uma estrela absoluta do downhill: o francês Fabien Barel.
Fabien dispensa apresentações: o tricampeão mundial (também bronze e medalha de prata) e sete vezes campeão nacional de downhill, deixou as corridas em 2015 e agora trabalha em vários projetos como técnico e consultor mundial de Gravity, além de atuar nas corridas de e-enduro.
Sua considerável experiência em disciplinas de Gravity, combinada com sua extrema sensibilidade na pilotagem e grande conhecimento técnico em todos os aspectos e componentes do campo do MTB, o torna o parceiro ideal para a Pirelli no desenvolvimento e melhoria contínua de seus produtos.
Os novos pneus Scorpion dedicados ao mundo das competições Gravity já são uma realidade em nível de protótipo e já foram severamente testados pelo próprio Barel. Hoje, eles podem ser encontrados nas MTBs de alguns atletas e equipes, que competirão com eles no EWS e na WORLD CUP DH. Isso colocará o trabalho de P&D realizado pelos técnicos da Pirelli junto de Fabien para o teste já em 2021.
O downhill sempre foi reconhecido como o laboratório mais rigoroso e exigente do ponto de vista de estresse do produto. É o banco de testes perfeito e definitivo, onde os pneus são levados ao limite em todos os seus aspectos, desde a confiabilidade até a aderência extrema. Parâmetros como absorção e baixa resistência ao rolamento não devem ser esquecidos: esses fatores são cada vez mais cruciais no mundo das corridas modernas, onde o nível de desempenho é tão alto e as diferenças entre os pilotos são tão pequenas, que mesmo as menores melhorias em desempenho podem levar os pilotos mais fortes do mundo de uma colocação anônima à vitória.
Essa é uma forma de trabalhar, em constante desenvolvimento de produtos, que a Pirelli conhece bem de outros esportes e que é parte integral do seu DNA: pesquisa e evolução contínua. Do MX ao WRC e todos os esportes motorizados de duas e quatro rodas em que a marca está presente, a ida para o mundo downhill é um passo natural para a Pirelli.
“O envolvimento da Pirelli no mundo das competições de MTB Gravity é uma grande oportunidade para todos”, disse o campeão francês. “A Pirelli é a líder global na produção de pneus, além de ter enormes premiações no esporte. E quando se trata de corrida, ter as competências do melhor é ótimo para todos, pois traz o esporte e o desempenho para frente. Eu sou um grande crente nas habilidades técnicas da Pirelli e em sua capacidade de interpretar as necessidades do mundo mountain bike na melhor forma possível. Já existe uma linha sólida de pneus Pirelli MTB no mercado, meu trabalho é ajudar a completá-la com modelos dedicados a corridas, o que esperançosamente levará ao sucesso que a companhia já atingiu em outros esportes. Pegue a Fórmula 1, motocross ou Superbike como exemplo. O objetivo claro destes novos pneus é atingir o topo dos pódios.”