Novidades na gama de produtos
A família Constellation é consagrada no mercado brasileiro com a cabine mais espaçosa e silenciosa da categoria e flexibilidade para diversas aplicações. Para a sua nova geração, a VWCO apresenta uma identidade visual moderna com luzes de posição em LED e luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integradas aos faróis e lanternas em LED.
A montadora também lança uma série de novas características para gerar um superconforto a bordo. Agora os modelos acima de 18 toneladas da família Constellation contam com um novo sistema de direção, mais preciso, suave e silencioso; e suspensão dianteira parabólica com mais durabilidade, robustez e maior capacidade de carga técnica.
Também incluído no pacote está o novo banco do motorista com cinto integrado com mais funções de ajustes e novos revestimentos. E para finalizar, a suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento passa a ser um opcional para todos os modelos acima de 18 toneladas. Tudo isso para proporcionar mais comodidade na condução do veículo.
Com sua ampla gama de aplicações, a família VW Constellation Robust atende aos segmentos urbano, rural, rodoviário e vocacionais e é composta por cinco modelos: 14.210 4×2, 17.210 4×2, 18.210 4×2, 18.260 4×2 e 26.260 6×2. A flexibilidade de aplicação dos modelos se deve às três opções de cabine oferecidas pela montadora para os modelos acima de 18 toneladas – estendida, leito teto baixo e leito teto alto com opções de entre eixos.
Diferencial dessa família, os modelos saem de fábrica com ar-condicionado, bancos com novo revestimento que facilita limpeza diária e é a única montadora que oferece opção de banco para três passageiros. O para-choque curto é na cor do veículo, perfeito para operar nas cidades. Como opção, a versão metálica é ideal para serviços de alta complexidade.
Todos os modelos Robust são equipados com o motor MAN D08, nas variações de 4 cilindros, com potência de 210 cv, ou de 6 cilindros com potência de 260 cv. Todos estão com aumento de torque traduzindo em melhor performance e com sistema de emissões SCR. Para o VW Constellation 18.210 está disponível como opcional a transmissão automática ZF de 8 velocidades, além da transmissão manual de 6 marchas de série. Já os VW Constellation 18.260 4×2 e 26.260 6×2 vêm com transmissão manual nas versões direta e overdrive de seis marchas, perfeita para aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância.
De maneira geral, os modelos Constellation ganharam capacidade técnica de carga e, com isso, novas nomenclaturas. Assim nascem os caminhões Constellation de 18 toneladas (antes 17) e 26 ton (previamente 24). Já os fora de estrada de 26 ton viram 27 toneladas. Tudo isso acompanhado também por novo trem de força, com mais potência e torque.
A família Constellation tem opção para todas as preferências. Os VW Constellation Prime, por exemplo, são a escolha dos clientes para médias e longas distâncias, com três modelos: VW Constellation 18.320 4×2, 26.320 6×2 e 30.320 8×2. Todos os modelos com o pacote Prime recebem novidades como volante multifuncional com conexão ao celular e computador de bordo, novo painel com funcionalidades inéditas e suporte de celular, item que agora está como opcional para todos os modelos da família.
Para os modelos V-Tronic, a alavanca de marchas foi reposicionada e ficará na coluna de direção do lado direito, junto com a seletora. Os novos bancos com cinto integrado premium chegam de série mais modernos e confortáveis. Além disso, os modelos estão com ar-condicionado, trio elétrico e rádio com bluetooth.
Novo Constellation 26.320 Prime
Para substituir o grande líder de vendas VW Constellation 24.280, o VW Constellation 26.320 revoluciona a categoria dos semipesados. Seu motor mais potente e econômico é o MAN D08 de 7 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, em uma ampla faixa plana e com alta performance. O modelo conta com sistema SCR e tanque adicional de Arla 32. Também estará disponível na versão 8×2: o VW Constellation 30.320 agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.
O VW Constellation 26.320 recebe a nova transmissão V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas para maior conforto e segurança do motorista, além de proporcionar melhor desempenho e trocas rápidas de marchas, com uma avalanca reposicionada para a coluna de direção do lado direito, junto com a seletora.
O componente é mais silencioso e agrega novas funções como sensor de inclinação, eco-roll (ou a “banguela eletrônica” com acionamento manual), modo manobra para as condições de movimentação com baixíssima velocidade e o kick-down; que proporcionam até 5% de redução de consumo de combustível.
Para maior segurança, a marca antecipou os itens de legislação e o modelo vem equipado com assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, tudo de série, além do ABS e EBD.
Confira o vídeo: