Equipe tem objetivo de repetir ritmo de pódio no Autódromo Hermanos Rodríguez
A Nissan e.dams volta à Cidade do México neste fim de semana, para a 3ª rodada da temporada 2021/2022 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, onde a equipe subiu ao pódio em suas duas últimas visitas.
O campeonato mundial 100% elétrico fará sua sexta aparição na Cidade do México. Na Temporada 8 as equipes farão um bem-vindo retorno ao impressionante Autódromo Hermanos Rodríguez, onde serão acolhidas entusiasticamente por milhares de fãs apaixonados pelos esportes a motor.
Da última vez em que esteve neste circuito, na 6ª Temporada, o piloto da Nissan e.dams Sébastien Buemi lutou muito, chegando em terceiro em uma emocionante corrida.
Com um traçado único, o circuito contorna o famoso estádio de beisebol Foro Sol – ou simplesmente “o Estádio” – que, em dias de corrida, é um vibrante oceano de fãs, cores e empolgação. Na 7ª Temporada, devido às restrições da COVID-19, a corrida foi realizada no Autódromo Miguel E. Abed, nos arredores da cidade de Puebla.
Com suas abundantes curvas, o Autódromo Hermanos Rodríguez exigirá que os pilotos acelerem até a máxima potência em vários momentos, fazendo com que a gestão da energia seja um ponto-chave. Nos setores mais rápidos, Buemi e seu novo companheiro de equipe Maximilian Günther terão que fazer bom uso da potência extra em seu carro de corrida da Nissan de Fórmula E de segunda geração (Gen2). Nesta temporada, a potência foi aumentada em 20 kW no Modo Corrida (Race Mode), chegando a 220 kW; o aumento foi de 15 kW no Modo Ataque (Attack Mode), chegando a 250 kW.
“Vai ser incrível voltar à Cidade do México no impressionante Autódromo Hermanos Rodríguez, onde tivemos sucesso na 6ª Temporada”, disse Tommaso Volpe, diretor geral da Nissan Fórmula E. “A pista oferece desafios técnicos em um cenário perfeito, com uma combinação de setores em ziguezague e uma curva de alta velocidade, onde o equilíbrio do carro é fundamental. Como equipe, precisamos encontrar a melhor relação entre velocidade e consumo de energia”.
“Esta é uma pista muito exigente, que os pilotos adoram e os fãs são normalmente recompensados com algumas manobras de ultrapassagem emocionantes, principalmente aqueles posicionados no setor do Estádio. Todos vão curtir a corrida e a equipe vai brigar pra valer para repetir os resultados conquistados aqui anteriormente. Queremos apresentar um belo espetáculo para nossos muitos fãs da Nissan no México. Nosso Nissan LEAF 100% elétrico é vendido aqui desde 2014 e esta corrida é sempre a forma perfeita para demonstrar como os veículos elétricos são emocionantes”.
Grégory e Olivier Driot, codiretores da equipe Nissan e.dams, também comentaram: “A Nissan e.dams está de volta à Cidade do México e, para qualquer equipe de corrida, o México sempre foi associado a problemas térmicos. Devido à alta altitude da pista, a densidade do ar é menor do que em todos os outros circuitos, reduzindo a eficiência da refrigeração a ar dos principais componentes do carro de corrida, como o motor e os freios. Entretanto, é nestas condições que um carro de Fórmula E destaca sua real vantagem sobre os carros equipados com motorização a combustão. Graças ao seu motor elétrico altamente eficiente, o calor da unidade de potência é reduzido ao mínimo e o resfriamento acaba não assumindo uma importância tão grande. O mesmo acontece com os freios, pois quando um carro de Fórmula E desacelera, o motor elétrico regenera energia para a bateria em vez de aquecer os discos de freio. Portanto, o desafio de resfriamento é limitado ao monitoramento da temperatura da bateria”.
Nesta temporada, a equipe vai continuar associando sua presença na Fórmula E aos carros elétricos da Nissan de produção em série. Buemi vai correr novamente com seu carro número 23 chamado de Nissan Ariya, cujo nome remete ao do novíssimo SUV crossover elétrico da montadora japonesa. Günther vai correr com o carro nº 22, que é chamado de Nissan LEAF assim como o conhecido modelo que foi o primeiro veículo elétrico da marca, lançado em 2010.
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores para seus clientes.