Feita no Brasil, a nova L200 Triton Sport é a primeira picape no mundo equipada com motor em alumínio
A nova L200 Triton Sport é a evolução de um projeto de muito sucesso. Carrega toda a experiência de quase 40 anos que a Mitsubishi Motors tem no desenvolvimento de picapes. Em sua quinta geração, o projeto foi concebido sob o conceito “Ultimate Sport Utility Truck”, com estilo dinâmico e atlético, sofisticado e com muito conforto, similar a um veículo de passeio. Este é o caminho das picapes de hoje em dia. O conceito de “antigamente” era restrito ao trabalho duro que exigia principalmente força e durabilidade. Hoje em dia, cada vez mais pessoas compram picapes, mesmo não tendo a necessidade de usá-la para o trabalho e que por muitas vezes nem chegam a utilizar sua caçamba e tração 4×4.
Mas independente de qual tribo você faz parte, vale a pena testar a nova L200 Triton Sport. O veiculo tem segurança e dirigibilidade de um carro esportivo. Ficamos impressionados com o desempenho em curvas, conforto transmitido pela suspensão e seu novo angulo de giro, sendo este ultimo um dos pecados da caminhonete no passado. Observamos que a Mitsubishi focou em resolver pontos onde faltavam alguns ajustes e o resultado ficou muito bom.
O modelo é produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO) e estará disponível no mês de outubro em três versões e valores: L200 Triton Sport HPE Top Automática – R$ 174.990,00, L200 Triton Sport HPE Automática – R$ 164.990,00 e L200 Triton Sport GLS mecânica – R$ 131.990,00, todas com novo visual.
A nova picape chega para complementar a linha da L200 Triton, que continua a ser comercializada no Brasil nas versões: L200 Triton Savana MT/AT, L200 Triton Outdoor AT, L200 Triton GLX, L200 Triton 2.4 Flex Outdoor e L200 Triton GL. No total, são nove versões.
A versão apresentada e testada foi a L200 Triton Sport HPE Top com cambio automático de 5 marchas que poderia ser 7 ou 8, novo motor 2.4L turbo diesel que gera 190cv e 43,9 kgf.m de torque máximo, além de baixa taxa de compressão, que se traduz em um funcionamento suave, sendo sutilmente menos empolgante que a versão 3.2, porém mais eficiente energeticamente, graças ao sistema MIVEC que tem atuação dinâmica no comando de válvulas, com ele é muito mais fácil dosar a quantidade ideal de ar no motor evitando perdas e aumentando a eficiência energética do motor.
O acionamento do 4×4 passou a ser por botão no console central, dispensando o uso da alavanca, trazendo mais comodidade e conforto ao motorista. O sistema de Tração Super Select II é o mais completo do mercado: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão, o carro é capaz de superar com facilidade.
As versões HPE contam com o útil bloqueio de diferencial traseiro que pode ser acionado por botão no painel central. Já a versão GLS conta apenas com o bloqueio de diferencial central que esta presente em todas as versões.
Para proporcionar um interior ainda mais envolvente e confortável, essa picape vem equipada com ar-condicionado Dual Zone, Sistema Multimídia Power Touch com tela de 7”, botão Start/Stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento. Os bancos com couro têm melhor ergonomia e foram desenvolvidos para oferecer ainda mais conforto – e menos fadiga – em viagens longas. O do motorista vem com regulagem elétrica. A nova L200 Triton Sport Top é equipada com o sistema de proteção com Full Airbags, e nove bolsas: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. Expressaram mais modernidade e conforto ao interior.
O volante possui ajustes de profundidade e altura, além dos comandos de áudio, cruise control e acesso ao telefone por bluetooth.
Graças à otimização do conceito J-Line, a L200 Triton Sport tem uma das cabines com o melhor espaço interno para as pernas da categoria, tendo ainda o maior ângulo do encosto do banco traseiro. Da mesma forma, o ângulo das colunas laterais foi redimensionado, ampliando o espaço interno.
Já a caçamba foi desenvolvida com paredes laterais mais altas sem atrapalhar a visibilidade do motorista, com isso ela se tornou mais funda, ampliando sua capacidade volumétrica, somando uma capacidade de carga de 1.075 kg. O Brake Light agora integrado à tampa traseira não fica mais escondido atrás de uma carga mais alta que a cabine, aumentando a segurança.
Como é considerada uma das melhores picapes no off-road, a nova L200 Triton Sport tem excelentes números 4×4:
Ângulo de entrada – 30°
Ângulo de saída – 22°
Ângulo de rampa – 26°
Inclinação lateral – 45°
Altura livre do solo – 220 mm
Travessia com água – 600 mm
O modelo tem uma função de dissipador de água para trechos alagados. Com essa característica, a água não é projetada para o pára-brisa, que atrapalha a visão do motorista, mas é lançada para as laterais, conforme foto. Com isso, evitam sustos ou até mesmo um acidente, mais uma vez melhorando a segurança dos ocupantes.
Procuraram dar total atenção para o quesito segurança, isso ficou claro, esta 5ª geração teve uma excelente evolução.
A nova Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham bem com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora parruda. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas. Tudo isso junto é traduzido em conforto em terreno acidentado e controle maior em pista.
Como disse o próprio engenheiro da Mitsubishi, a picape tem todos aqueles: ABS, EBD, BAS, HSA, mas também tem o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança e o BOS (Brake Override System), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
Em conjunto com tudo isso está o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.
A máxima segurança foi priorizada na construção dessa picape. Projetada sob o conceito RISE, o chassi tem alta eficiência em absorção de energia e grande rigidez estrutural. Adicionalmente, a carroceria recebeu proteção extra com o uso de materiais de alta resistência aplicados em regiões estratégicas. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente, ou seja, mais segurança, segurança e segurança.
A nova L200 Triton Sport tem a MitRevisão com preço fixo, o mais baixo da categoria, e será oferecida em oito cores: Branco Alpino, Branco Fuji, Prata Rodhium, Prata Cool, Cinza Londrino, Preto Ônix, Vermelho Rubi, Marrom Cacau e Azul Petróleo.
Texto: Flávio Verna
Fotos: Murilo Mattos
Viagem feita a convite da Mitsubishi Motors do Brasil