Veículo tem autonomia de até 320 km (WLTP), sendo equipado de série com carregador rápido de 85 kW, sistemas de condução autônoma de Nível 2, novo sistema de infoentretenimento UConnect 5 e o interior exclusivo com painel e bancos em couro ecológico
Dando continuidade ao sucesso da edição numerada do Novo 500 conversível “la Prima”, apresentada em março, em Milão, a gama do Novo 500 começa a se expandir com a segunda edição de lançamento do hatchback elétrico. Ela combina de forma inteligente a alma “elétrica e sustentável” da terceira geração do modelo com o design inconfundível do símbolo da Fiat, típico dos melhores produtos “Made in Italy”.
Com linhas ainda mais suaves e arredondadas do que a geração anterior, o Novo 500 “la Prima” mantém em mente a sensação alegre do “Cinquino”, um ícone com traços únicos na indústria automotiva global, trazendo uma necessária leveza em contraponto à crescente complexidade – e, às vezes, limitações – de dirigir na cidade.
No momento em que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, conectada e autônoma, a terceira geração do Fiat 500 destaca o design e o prazer de dirigir. Não se trata apenas de uma revolução, mas da “reencarnação” de um espírito, capaz de inspirar renovação. Regras e regulamentos não são suficientes para uma verdadeira revolução, mas sim algo icônico como o Novo Fiat 500. Semelhante ao que ocorreu no período pós-guerra, quando a primeira geração do Cinquino deu vida à mobilidade em massa, o mesmo ocorre agora com o Novo 500, canalizando a positividade e a alegria de viver para oferecer ao público uma nova dimensão à mobilidade urbana elétrica.
Junto com o sistema de carregamento easyWallbox, o Novo 500 “la Prima” custa 34.900 euros.
As particularidades do novo hatch
O novo modelo é marcado pelo sofisticado teto solar panorâmico de vidro, que inunda a cabine com luz natural, melhorando o bem-estar a bordo e o conforto ao dirigir. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, aperfeiçoando a eficiência aerodinâmica. São três cores exclusivas inspiradas nos elementos da natureza: verde oceano (perolado), que lembra o mar; cinza mineral (metálico), remetendo à Terra; e azul celeste, lembrando tons do céu. Todos saem da fábrica com faróis de LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, inserções cromadas nos painéis laterais e painel, além de banco com couro ecológico.
O design de “la Prima”
A inconfundível silhueta do veículo mostra o perfil superior da cabine combinada com a inclinação característica da traseira. Destaque para o espaço interno, que evoluiu na terceira geração.
Aperfeiçoada para melhorar a eficiência aerodinâmica e a autonomia, a carroceria ficou ainda mais dinâmica e atraente. A porta do bagageiro, com a sua ampla curvatura, assume uma presença mais marcante. As superfícies simples e sinuosas tornam o veículo ainda mais elegante e escultural.
A área acima da placa inclui o característico friso cromado, com moldura simples e fluida. Mais acima, o novo logotipo da FIAT acrescenta um toque de prestígio ao metal. Por fim, os símbolos e as linhas horizontais na tampa traseira lembram os faróis, destacando a largura do carro.
Muita substância: o melhor alcance possível, carregamento e direção
A autonomia e o tempo de carregamento são duas questões importantes para os clientes. As baterias de íons de lítio, com capacidade de 42 kWh, oferecem ao Novo 500 um alcance de até 320 km no ciclo WLTP.
Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 possibilita carregamento rápido de apenas 5 minutos para chegar em uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, o que é considerado mais do que o necessário para o uso diário médio. Esse sistema também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos.
A tomada inteligente “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. Ela é denominada tomada ‘inteligente’ por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria. Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas.
As versões hatch e conversível do Novo 500 “la Prima” incluem o easyWallbox, um sistema de carregamento que pode ser conectado à rede elétrica em casa.
A ENGIE Eps desenvolveu este dispositivo para a FCA, que será comercializado pela Mopar nos principais mercados europeus. É uma solução simples e acessível para instalação, que pode ser gerenciada via Bluetooth, permitindo carregar seu carro imediatamente em casa com até 2,3 kW de energia de carregamento. Também leva em consideração outros aparelhos domésticos sendo usados enquanto você carrega o veículo.
Melhor ainda: o easyWallbox está preparado para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é também fornecido com cabo “Modo 3”, que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos até 11 kW.
O Novo 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o seu estilo de condução.
O modo de condução Sherpa atua em vários componentes para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
Como um “Sherpa do Himalaia”, que é responsável por toda a expedição e guia até o seu destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, para reduzir o consumo de energia; e desativação do sistema de ar-condicionado e bancos aquecidos (ambos podem ser religados pelo motorista a qualquer hora).
O modo “Normal” é o mais próximo possível da direção de um veículo com um motor a combustão normal, enquanto o modo “Range” ativa a função “acionamento de um pedal”. Ao selecionar este modo de condução, o motorista pode dirigir o Novo 500 apenas com o pedal do acelerador, maximizando a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance. De qualquer forma, é necessário pressionar o pedal do freio para parar o carro.
O motor tem potência de 87 kW, proporcionando uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, com 0 a 50 em 3,1 segundos.
Condução e conectividade autônoma de nível 2
Impressionante e exclusivo, aliado à alta tecnologia e sempre conectado: o Novo 500 “la Prima” é equipado com frenagem de emergência automática, câmera traseira de alta resolução, sensores automáticos de luz externa, chamada de emergência e freio de estacionamento eletrônico. Além disso, o Novo 500 vem ao mercado com os mais recentes sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), tornando-o o primeiro carro urbano equipado com direção autônoma de nível 2. Desse modo, a tecnologia de monitoramento de câmera frontal consegue contemplar todas as áreas do carro. Em complemento, o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo encontrado.
Intelligent Speed Assist
De maneira integrada, o Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade detectáveis e recomenda a sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot usa sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e avisa se outros veículos estão se aproximando, com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Em complemento ao sistema, também há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360° oferecem uma visão do drone para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras complexas.
UConnect 5
O “la Prima” também vem com o novo sistema de entretenimento UConnect 5 como padrão: tela TFT completa de 7”, navegador com tela sensível ao toque de 10,25”, wireless CarPlay / Android Auto e oferece serviços conectados via UConnect Box e conjunto de serviços UConnect. Em particular, o 500 de terceira geração é o primeiro carro da FCA equipado com o sistema de infotainment UConnect de quinta geração, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com uma tela de 10,25”. Desenvolvido com a ideia de oferecer uma experiência simples e conveniente para o usuário, a FCA usa o sistema operacional Android Auto fácil, intuitivo e personalizável.
Por meio do dispositivo atualizado, é possível usar widgets para configurar funções e aplicativos. O Apple CarPlay já está disponível no modo sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto. O Novo 500 oferece integração total com o smartphone, com uma tela sensível ao toque de alta definição, um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado de acordo para eliminar as distrações do motorista.
Maior acessibilidade para uma base de clientes mais ampla
Por tudo isso, o Novo 500 “la Prima” será a solução ideal para uma ampla base de clientes que desejam dirigir o carro do futuro, com toda a elegância italiana presente historicamente no modelo. A edição de lançamento é uma verdadeira junção de estilo e tecnologia, direcionada diretamente aos fãs da criatividade e inovação “Made by Fiat”, mas também para quem a sustentabilidade realmente importa.