Curta! exibe o documentário “Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx”
Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do século XX, dono de uma imensa coleção de plantas vivas e descobridor de mais de 35 novas espécies — as burlemarxii. Seu amor pela natureza se expressava através de seu trabalho. A partir desse enfoque, desenrola-se a narrativa de “Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx”, que chega ao Curta! e ao Curta!On – Clube de Documentários — streaming disponível no NOW, da Claro/NET, e em CurtaOn.com.br
Através de um passeio por jardins, flores e folhagens, a vida de Burle Marx desabrocha em um documentário de linguagem única — tal qual a do paisagista, que também era escultor e pintor. O filme, dirigido por João Vargas Penna, utiliza-se de recursos ficcionais para ilustrar sua narrativa. Por meio de imagens turvas, que remetem a acontecimentos passados, atores dão vida aos escritos deixados por Burle Marx, narrados por Amir Haddad. São reflexões sobre o mundo, memórias de diversos momentos e até receitas; mas, sobretudo, as impressões de Burle Marx sobre a natureza.
Como um alquimista capaz de misturar óleo e água, Burle Marx conseguia integrar o verde das folhas com o cinza do concreto de forma totalmente harmoniosa, como se juntos pudessem formar um novo elemento. O resultado dessa fusão se apresenta no filme como cenário e como lembrança dos grandes feitos do artista, como o Aterro do Flamengo. Em um dos escritos narrados, o artista conclui: “Jardim é a adequação do meio ecológico para atender as exigências naturais da civilização”.
A este mosaico de belas paisagens, projetos arquitetônicos e recursos ficcionais, somam-se imagens de arquivo do próprio Burle Marx. Através delas, estamos diante de um homem que é mais que o artista que introduziu o paisagismo modernista no Brasil. Ali está um apaixonado defensor da natureza, talvez a mais fundamental de suas características. A exibição é na Terça das Artes, 28 de junho, às 20h30.