Ford Motor Co. acaba de anunciar um programa de bolsa de estudos, com investimento de um milhão de dólares, para estudantes de engenharia, em homenagem ao ex-CEO Alan Mulally, que se aposentou em 30 de junho último.
O Bolsa Engenharia destinará dez mil dólares, anualmente, para estudantes do segundo ano ou estudantes de engenharia júnior, em universidades ao redor do mundo.
O programa terá início no segundo trimestre de 2015 e terá duração de 10 anos. Metade do dinheiro virá da Ford e a outra do Fundo Ford, braço filantrópico da empresa.
Mulally, um engenheiro por formação, que entrou na Ford como CEO, em 2006, colocou a tecnologia como principal estratégia de gestão para reinventar a montadora.
No anúncio do novo programa, Bill Ford, presidente do Conselho de Administração, disse que “a empresa esta honrada pelo legado da extraordinária liderança e inovadoras idéias que Mullaly forneceu à Ford”. Em sua homenagem, “vamos oferecer bolsas de estudos para alunos de engenharia que demonstrem forte capacidade e dedicação para estimular a criação da próxima geração de líderes na indústria automobilística”, concluiu o executivo.
Ford vai trabalhar, diretamente, com as universidades parceiras para identificar candidatos comprometidos com a engenharia, tecnologia e matemática, disciplinas-chave para que os estudantes bolsistas se conectem com a área de ciências da Ford.