Começou mais uma novela na FIA… As equipes da Fórmula 1 e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) já enviaram para o Grupo Estratégico (GE) da F1 as propostas de alteração do regulamento para a temporada 2017.
As alterações propostas segundo informações do site Auto Motor und Sport já foram inclusivamente discutidas com o diretor de corridas da FIA, Charles Whiting, nas reuniões regulares e incidem nas regras sobre pneus ou nas largadas atrás do safety car, mas o que está pegando é em relação aos motores.
Em discussão está a forma de impedir o que Lewis Hamilton, por exemplo, conseguiu fazer em Spa: acumular várias penalizações substituindo vários componentes do motor ao mesmo tempo tornando igual a dimensão da pena a partir do momento em que já era o último do grid.
O que se pretende é que qualquer substituição (do motor ou de um só componente) a partir da utilização da quinta unidade deverá ser objeto de penalização efetiva por si só. No que respeita aos pneus, a Pirelli fornecerá a cada uma das 11 equipes para as cinco primeiras corridas dois jogos de pneus duros, quatro de médios e sete de macios.
As largadas atrás do safety car com a pista molhada também deverão sofrer alterações sendo que para quem sair das boxes é de lá que tem de largar, assim como quem trocar de pneus neste período deverá ser penalizado.
As propostas pedem também a clarificação do que significa “saída insegura dos boxes” bem como apontam para um novo dispositivo de luzes para guiar os carros na sua entrada no pit lane. A regra dos 107% também está em vias de ser alterada para poder responder aos pilotos que acabam prejudicados pelas condições atmosféricas.
Para 2018 ficarão previstas restrições à utilização do túnel de vento e ao desenvolvimento aerodinâmico por CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional).