Fórmula 1: Gulf Oil troca McLaren pela Williams

Fabricante de lubrificantes automotivos será parceira da equipe inglesa 

A equipe Williams de Fórmula 1 anunciou uma nova parceria com a Gulf Oil – um dos patrocinadores mais emblemáticos do automobilismo.

Os logotipos da Gulf foram revelados na asa traseira e no topo do nariz em um FW44 2022 em uma revelação de pintura na sede da Williams em Grove na segunda-feira – embora a equipe tenha parado antes de adotar as cores azul e laranja familiares da empresa que ficaram famosas nos Ford  GT40 e nos Porsche 917s nas décadas de 1960 e 1970. A Gulf mudou para a Williams, tendo apoiado anteriormente a McLaren.

O acordo com a Gulf é uma parceria de vários anos, que também inclui o patrocínio da Academia de Jovens Pilotos da Williams e sua equipe de e-sports.

“A Gulf tem uma história orgulhosa no automobilismo com algumas das equipes mais icônicas e respeitadas, e a Williams Racing não é exceção”, disse o CEO da Gulf Oil International, Mike Jones. “Juntos, compartilhamos décadas de experiência no automobilismo para aproximar os fãs de automobilismo, F1 e Williams do esporte que amam por meio de nossa parceria.”

O novo FW45, que não foi revelado no lançamento, será abalado na próxima semana, antes do teste oficial de pré-temporada da F1 no Bahrein, de 23 a 25 de  fevereiro.

No cockpit, a Williams será comandada novamente em 2023 pelo anglo-tailandês Alex Albon, que está entrando em sua segunda temporada na equipe. Ele será acompanhado este ano pelo novato americano Logan Sargeant, que se formou na F1 depois de terminar em quarto na Fórmula 2 no ano passado. O tricampeão da W Series, Jamie Chadwick, continua como piloto de testes e desenvolvimento.

Albon é realista sobre as expectativas da Williams em 2023, após uma temporada em que terminou em último lugar na tabela das equipes da F1. Mas a equipe mostrou uma melhora acentuada na forma com o passar do ano. “Acho que não vamos sair do quarteirão atirando, mas só precisamos ser espertos”, disse ele. “Já fizemos isso no ano passado, acredito. Começamos 2022 com o pé atrás e começamos a marcar pontos no meio do caminho. Tivemos nossas pistas favoráveis, como Monza e Spa. Ainda estou procurando otimizar todas as corridas e o objetivo é somar pontos. Pódios espero, mas veremos isso.”

Sargeant, de 22 anos, terá apenas o teste oficial do Bahrein para experimentar o novo carro no metal antes do primeiro grande prêmio do ano no mesmo circuito de Sakhir, no dia 5 de março. “Eu não diria que estou entrando com o pé atrás”, disse ele. “Você só tem que aceitar as coisas como elas vêm. Ter apenas um tempo de pista significa que é absolutamente vital aproveitá-lo ao máximo. É o que é e vamos aproveitá-lo ao máximo.”

A equipe mudou seu chefe de equipe durante o inverno. Jost Capito, ex-chefe do automobilismo da Volkswagen, deixou o cargo e será substituído por James Vowles. O ex-chefe de estratégia da equipe Mercedes-Benz AMG  começará seu novo trabalho ainda este mês.

Albon admitiu que sentirá falta de Capito, que o recrutou para a Williams no ano passado. Albon foi dispensado pela Red Bull Racing após uma única temporada em 2020, depois de ficar aquém das expectativas como companheiro de equipe de Max Verstappen.

 

 

 

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