O Teste das Mulheres faz parte da estratégia mais ampla de longo prazo da Fórmula E para eliminar barreiras e aumentar as oportunidades para as mulheres no campeonato totalmente elétrico
Dia 8 de novembro foi um marco histórico na história dos Campeonatos da FIA, com 18 mulheres pilotos de elite a irem para a pista para uma sessão de testes dedicada no Circuito de Jarama, em Madri. Neste evento memorável, cada piloto testou o novíssimo GEN3 Evo, abrindo caminho para as futuras gerações de mulheres piloto, enquanto Abbi Pulling liderou a lista de tempos, a serviço da Nissan.
A sessão de três horas fez parte do calendário de testes de pré-temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA 2024/2025. O teste inédito proporcionou às mulheres pilotos de elite a oportunidade de conduzir o novo carro de corrida GEN3 Evo para a Temporada 11, que é capaz de atingir 0-60 mph em apenas 1,82 segundos (0-100 km/h em 1,86 s) – 30% mais rápido do que um carro de Fórmula 1 atual.
Pulling, que lidera atualmente o campeonato da F1 Academy, assegurou o tempo mais rápido na sessão de três horas, no meio de um grupo de 18 pilotos que representam o topo do talento das mulheres piloto. A britânica de 21 anos conseguiu um bom tempo para ultrapassar os líderes do início da sessão, a tricampeã da W Series Jamie Chadwick e a primeira mulher a marcar pontos na Fórmula E, Simona de Silvestro.
Chadwick, que representou a Jaguar TCS Racing no teste, ficou em segundo lugar, com a piloto de desenvolvimento da McLaren e piloto da F1 Academy, Bianca Bustamante, a fechar o Top 3.
O teste feminino faz parte da estratégia mais ampla de longo prazo da Fórmula E para remover barreiras e expandir as oportunidades para as mulheres no campeonato totalmente elétrico. Para além da sessão de testes, as pilotos desempenharam um papel fundamental na preparação da equipa antes da nova temporada de Fórmula E, participando em reuniões e briefings de engenharia, bem como em oportunidades para os meios de comunicação social, conferências de imprensa, entrevistas e captação de conteúdos para transmissão e redes sociais em nome da Fórmula E e das respectivas equipes.
O objetivo era ajudar a melhorar o seu perfil no automobilismo de elite e na indústria esportiva em geral, bem como nas pessoas envolvidas nas bases e que aspiram a trabalhar no esporte a motor. Não se trata apenas de criar uma oportunidade única, mas sim de analisar e desmantelar ativamente as desigualdades estruturais que têm limitado a participação e o progresso das mulheres.
Lista completa das mulheres pilotos no teste
– Jaguar TCS Racing: Jamie Chadwick e Lilou Wadoux
– TAG Heuer Porsche: Gabriela Jilkova e Marta Garcia
– DS PENSKE: Jess Edgar e Beitske Visser
– Nissan: Abbi Pulling
– Andretti: Chloe Chambers e Nerea Marti
– Envision Racing: Alisha Palmowski e Alice Powell
– NEOM McLaren: Bianca Bustamante e Ella Lloyd
– Maserati MSG Racing: Tatiana Calderon e Carrie Schreiner
– Lola Yamaha ABT: Miki Koyama
– Mahindra Racing: Lena Buehler
– Kiro Race Co: Simona de Silvestro