Vou a ser come er… Lógico, o baixinho carrancudo e chefão da Fórmula 1 deu um sonoro não e o novo sistema de qualificação para 2016 foi “ralo” abaixo! “Não vai acontecer porque não conseguimos ter as coisas prontas a tempo. É preciso de alterar todo o sistema e redesenhar os gráficos”, bradou Bernie Ecclestone, acrescentando que a alteração poderá acontecer só no GP de Espanha, a 15 de maio.
“Se formos a explicar ao público, não é só dizer: ‘Ok, este piloto estava em último, então bye bye’. Não se pode fazer só isso. Teremos de lidar com isso. Eu expliquei isso à FIA e perguntei o que eles querem fazer a esse respeito, mas no fim não há muito o que fazer porque nós –FOM – fazemos toda a cronometragem”, lembrou Ecclestone.
A posição do “baixinho carrancudo” da Fórmula 1 e da FOM, entidade responsável pelo sistema de cronometragem, não parece ser mais que uma vitória de Ecclestone. A decisão pela alteração do sistema de qualificação foi da FIA, à revelia de Ecclestone, que preferia a continuidade do formato atual.
“O que eu quero não era nada disto, mas sim embaralhar o grid para que o dono da pole-position desapareça na frente. Se ele é rápido em qualificação porque razão seria lento em corrida?“, afirmou o dirigente de 85 anos, assumindo-se contra o novo formato.