Palco histórico retorna à agenda cultural carioca após reformas de infraestrutura e modernização
A Fundação Nacional de Artes – Funarte inicia nesta sexta-feira, 16 de dezembro, a agenda de atividades de reinauguração do Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), após reformas de infraestrutura e de modernização do espaço. O retorno ao circuito cultural carioca acontece com o espetáculo Bonecos de Pau, do grupo gaúcho A Divina Comédia, nos dias 16 e 17 de dezembro, em uma sessão dupla, às 16h e 18h. Mais cedo, nos mesmos dias, será ministrada a Oficina de Teatro de Bonecos, para interessados em aprender sobre essa arte. A entrada das duas atividades é gratuita.
O espetáculo Bonecos de Pau começou a ser desenhado em 2006, quando a companhia esteve na Sicília, no Sul da Itália. Na peça, são utilizadas as técnicas de Bonecos de Vara (típicos da Sicília, do século IX), com expressões de carrancas provenientes dos Mamulengos (bonecos nascidos em Pernambuco, no Brasil), o que confere aos personagens movimentos rápidos e bruscos. De acordo com o grupo, “a animação se estende no universo da visão, resultando num tipo de dramaturgia chamada de partitura visual”. Os esquetes utilizam a linguagem não verbal.
O espetáculo tem cenas típicas do teatro de bonecos popular nas culturas do Brasil, Itália e Inglaterra. É composto por nove esquetes de aproximadamente quatro minutos cada uma, entre elas: O vendedor de balões, Soltando pipas, Histórias na praça, Fogo no lixo, Rojão de canhão e Festejo popular. São utilizados 14 bonecos com mecanismos e efeitos diversos, que se revezam em cenas do cotidiano, com comédia, aventura, romance, drama, tragicomédia e questões ecológicas.
O Teatro Glauce Rocha foi interditado em 2018, a partir de laudo de engenharia que apontava questões de conservação. A reforma realizada no espaço incluiu a modernização das instalações elétricas e das traves de sustentação do teto do palco. Também foram feitos serviços de manutenção, tais como impermeabilização, manutenção de isolamento acústico e da cabine de controle, além da instalação de novos equipamentos de sonorização e iluminação.
Em 27 de dezembro de 1978, o Teatro Nacional de Comédia passou a chamar-se Teatro Glauce Rocha e foi reinaugurado com esse nome em 4 de janeiro de 1979, com o espetáculo Sonhos de um coração brejeiro naufragado de ilusão, de Ernesto Albuquerque, texto vencedor do I Concurso Nacional de Peças para Teatro de Bonecos do SNT. Desde os anos 1990, o teatro está sob a administração da Funarte.
Serviço
Espetáculo “Bonecos de Pau”
Dias 16 e 17 de dezembro de 2022 (sexta-feira e sábado) l Horário: 16h e 18h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Oficina de Teatro de Bonecos
Dias 16 e 17 de dezembro de 2022 (sexta-feira e sábado) l Horário: 9h às 12h e 13h30 às 15h30
Entrada gratuita
Público-alvo: a partir dos 15 anos
Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)