Fundação Educar DPaschoal: 20 anos do projeto Leia Comigo

Mais de 40 milhões de livros infantojuvenis já foram distribuídos gratuitamente em todo o Brasil

A Fundação Educar DPaschoal comemora, este ano, 20 anos do Leia Comigo! – projeto de incentivo à leitura que atua com a edição, publicação e distribuição gratuita de livros infantojuvenis no Brasil. Durante toda a trajetória, já foram produzidos e distribuídos mais de 40 milhões de livros, aproximadamente 205 títulos, e impactados cerca de 22 mil mediadores de leitura e 16 mil instituições sem fins lucrativos.

“Os livros trazem conteúdos que promovem valores, diversidade, pluralidade e exercício da cidadania. A premissa é despertar a paixão pelos livros incentivando a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento. Os títulos são produzidos por meio de investimento direto, parcerias e Lei de Incentivo à Cultura” explica Simone Santos, coordenadora de projetos da Fundação Educar DPaschoal.

Segundo Simone, a ideia é estimular o gosto pela leitura democratizando o acesso ao livro e estimulando a participação de mediadores para fortalecer a interação entre livro-leitor. “O hábito de ler em conjunto é capaz de fortalecer os vínculos afetivos e a participação ativa na educação desde a primeira infância. Daí o nome Leia Comigo!”, destaca.

Voltado às instituições sem fins lucrativos que atuam com crianças, adolescentes, familiares, educadores e mediadores de leitura, o projeto foi criado em 2000 – neste ano, o acesso ao livro ainda era mais restrito do que se vê hoje. O objetivo era que cada criança tivesse ao menos um livro que pudesse ser levado para casa, compartilhado com a família e com a comunidade. Os títulos são distribuídos em todo o país de forma gratuita para escolas públicas, bibliotecas e organizações sociais sem fins lucrativos, que tenham a intenção de contribuir com acervo de bibliotecas, projetos e ações de incentivo à leitura.

A escritora e ilustradora de Literatura Infantil, Sandra Aymone Pereira da Costa, uma das autoras dos livros da Fundação, conta que, ao todo, foram mais de 50 títulos diferentes que ela teve a oportunidade de escrever. “Acho que poucos autores têm o privilégio de possuir tantos títulos publicados com uma vantagem espetacular: fazer parte deste projeto que distribui os livros gratuitamente a crianças que, muitas vezes, não teriam a chance de possuí-los de outra maneira! É muita felicidade imaginar a alegria delas, e o que o desenvolvimento do amor pela leitura, assim conquistado, poderá acrescentar ao seu futuro!”, destaca Sandra.

Em 2002, a autora foi convidada para escrever uma história para a Fundação Educar. O conteúdo era voltado ao público interno da DPaschoal e fazia parte do projeto Desenhe, Pinte e Conte, em sua primeira edição. “A parceria com a companhia deu tão certo, que, ainda em 2002, ganhei a oportunidade de escrever textos para outras coleções da editora. O primeiro deles, O Pneu Chorão, foi um sucesso, com mais de 1 milhão de livros impressos e distribuídos!”, diz. A autora ainda afirma que a sensação de ter feito alguma diferença para melhor, por mínima que seja, na vida de um educador ou de uma criança, é indescritível.

Os interessados em solicitar os livros – para acervo de biblioteca, ação pedagógica ou roda de leitura, por exemplo – encontram informações no portal do Leia Comigo!. A Fundação tem como foco identificar projetos consistentes de valorização da formação de leitores e cidadãos em todo o país.Leia Comigo!

Para Liz Regina Zapelini De Bona, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, uma das primeiras solicitantes do Leia Comigo!, o projeto é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo de uma criança. Além de aumentar o conhecimento, o hábito aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. “Conheci o programa há exatamente 20 anos. Foi paixão à primeira vista! Como sou professora, queria passar para minhas crianças o gosto e o hábito da leitura. Hoje, posso dizer que, através dos projetos de leitura que faço junto com meus alunos e com o apoio da Fundação Educar, centenas de crianças leram muito e por prazer em ler. O primeiro contato com livro da Fundação foi em uma biblioteca escolar em um município vizinho ao meu. Nossa, fiquei encantada com a qualidade do conteúdo. Lembro do dia que fiz o primeiro Projeto de leitura e fiz a solicitação dos livrinhos. E quando os recebi fiquei muito feliz!”, afirma Liz. De acordo com ela, o programa mudou a vida de muitas crianças e ajudou no aprendizado, auxiliou na alfabetização, na oralidade e na formação de valores.

“Entendemos que para o exercício pleno da cidadania, é preciso garantir que as pessoas desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo através da leitura. A democratização do acesso ao livro é uma iniciativa para que todas as crianças e jovens possam despertar o gosto pela leitura e pela busca do conhecimento, reconhecendo-se como protagonistas de suas vidas e agentes de transformação na sociedade”, finaliza Juliana Furlanetti, analista de projetos da Fundação Educar DPaschoal.

Artigos relacionados

  1. Bom dia,
    Gostaria de solicitar os livros infantojuvenis para meus dois netos Luca (11 anos) e Giulia (7 anos), que gostam de ler livros diferentes e de histórias interessantes.
    Desde já agradeço a especial atenção.

    Roberto Terziani
    Meu endereço:

    Praia do Flamengo, 82 Aptº 302
    CEP 22210-030 Rio de Janeiro, – RJ

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes