Escrito por: joka
06/08/2016
Depois de muita expectativa, o jogo para dispositivos móveis ‘Pokémon Go’, lançado nessa semana no Brasil, chama a atenção dos especialistas por vários fatores. O professor Thiago Costa, do curso de Produção Executiva de Games, oferecido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), destaca alguns pontos em relação à nova febre:
- Pokémon Go e as Olimpíadas: o lançamento do app no Brasil justamente quando os jogos olímpicos estão iniciando aumentou ainda mais a força do jogo. Uma grande quantidade de pessoas veio ao Brasil e, quando chegaram aqui, não encontraram Pokémons. A expectativa ajudou, com diversos atletas comentando sobre o assunto, tanto nas redes sociais, quanto na imprensa tradicional. Com isso, conseguiram chamar atenção até de quem nem sabia o que era o app.
- Tecnologia já existia: muita gente está considerando Pokémon Go uma tremenda inovação tecnológica, mas realidade aumentada em jogos já existe há vários anos. A própria Niantic – uma empresa que nasceu dentro do Google – já havia lançado jogos parecidos antes. Mas nenhum fez tanto sucesso quanto este, porque não tinha a conexão emocional com os jogadores. Pokémon é uma das franquias de entretenimento de maior sucesso na História. “Embrulhar” o jogo com esse pacote, que se relaciona diretamente a um grande contingente de pessoas, é um dos segredos do sucesso.
- Horário de lançamento: o app ficou disponível para os brasileiros no final da tarde do dia 03 de agosto. Com isso, conseguiram sair do horário comercial, angariando ainda mais usuários – porque não apenas os mais jovens poderiam baixar o jogo, mas todos, até os mais velhos.
- Apropriação da narrativa: os usuários puderam vivenciar, numa realidade mista, a experiência que antes só estava disponível assistindo a desenhos animados e em jogos que não eram tão imersivos. Agora, todos são protagonistas de uma narrativa própria, construída em tempo real. Esse é mais um dos motivos do sucesso do Pokémon Go.