“Geografias da ancestralidade”, a nova exposição do Paço das Artes

Mostra gratuita será inaugurada no dia 26 de abril, com trabalhos de 11 artistas afrodescendentes, trazendo diversas obras que exploram temas como ancestralidade, território, afeto e diáspora

No dia 26 de abril, o Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – inaugura sua mais nova exposição, “Geografias da ancestralidade”. Com curadoria de Renata Felinto, a mostra gratuita busca trazer à superfície obras de 11 artistas afrodescendentes, visando maior reconhecimento e presença em espaços de exposição. O projeto expográfico é de Gisele de Paula, e o design gráfico foi executado por Yas Navarro.

A exposição coletiva reúne obras de arte provenientes de diferentes narrativas, de artistas atuantes em diversas regiões do país, que, por motivos sociais, raciais e de classe, têm menos oportunidades em espaços institucionais. As obras originam de diferentes gerações, gêneros e culturas, e trazem temas como ancestralidade, território, afeto, diáspora, dinastia e espiritualidade.

apresenta artistas e obras produzidas dos anos 1970 até hoje, como pinturas, xilogravuras, fotografias, esculturas e instalações que dialogam entre estilos e processos criativos repletos de estudos e experimentações. Essas obras mantêm vivo o sentimento de uma comunidade artística mesmo perante o processo de invisibilização, de certo silêncio histórico e de desafios decorrentes da socialização no sistema das artes visuais.

O percurso expositivo cria diálogos e alinha memórias, temas e linguagens, demonstrando uma continuidade visual, conceitual e temática que assinala uma certa afrocentricidade e o interesse pelas origens, estabelecendo um elo entre a geração madura e a contemporânea.

Artistas

Antonio Pulquério, Mestre Antônio Luiz, Catarina Dantas, Jerona Ruyce, João Cândido, Jofe Santos, Maria Lídia Magliani, May Agontinmé, Miro, Raquel Trindade de Souza, Robinho Santana.

 

Serviço

Exposição “Geografias da ancestralidade”

Abertura: 26.04, das 17h às 21h

Período: de 27.04 a 30.06

Local: Paço das Artes

Rua Albuquerque Lins, 1345, Higienópolis – São Paulo, SP

Ingresso: gratuito

Classificação: livre

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes